Câmara de Graduação da UFSC aprova registro de estágios internacionais

08/10/2021 10:13

A Câmara de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (CGrad/UFSC) acaba de normatizar os estágios internacionais dos estudantes de graduação. Pelos termos da Resolução Normativa nº96/2021/CGRAD, as atividades de estágio desenvolvidas fora do Brasil terão a mesma validade dos estágios realizados no país, e seguem normas similares.

A normativa servirá para estágios obrigatórios e não obrigatórios realizados fora do país por alunos da UFSC em intercâmbio. Pela nova Resolução, será necessária a matrícula em disciplinas específicas de estágio, e em uma nova disciplina criada para os estágios internacionais, de código ZZD0047.

>> Leia a Resolução na íntegra

O secretário de Relações Internacionais (Sinter), Lincoln Fernandes, acredita que a implementação da Resolução trará resultados positivos para os cursos e estudantes. “A criação da disciplina de estágio internacional e sua implementação serão muito positivos para que possamos ter uma noção institucional do que realmente acontece na UFSC em termos de estágio internacional.” De acordo com Fernandes, a partir dos dados que serão obtidos, a Universidade poderá ajustar suas estratégias e ações de internacionalização onde esses estágios ocorrem, seja no setor produtivo, institutos de pesquisa ou instituições de ensino parceiras. “A UFSC ganha com mais essa ação tão importante para nosso processo de internacionalização”, destaca o gestor.

Coletar dados sobre os estágios que os estudantes da UFSC em intercâmbio realizam será importante também para o diretor do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/Prograd), Alexandre Lenzi. “Com essa Resolução normatizando os estágios no exterior, a UFSC passa a contar com mais uma ferramenta a seu favor, com dados como números, áreas de conhecimento e países em que os estágios são desenvolvidos. O conhecimento gerado a partir destes dados permitirá à UFSC tomar decisões claras e objetivas, para um amplo reconhecimento internacional da nossa instituição”.

O pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos, também corrobora a importância dessa Resolução para a Universidade. Para ele, “A Resolução torna mais visível e administrável o crescente processo de inserção de nossos estudantes no cenário internacional, além de fortalecer e consolidar o processo de crescente atuação internacional da universidade.”

Tags: Câmara de GraduaçãoDepartamento de Integração Acadêmica (DIP)estágio internacionalPró-reitoria de Graduação (Prograd)Secretaria de Relações Internacionais (Sinter)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina