UFSC tem três teses reconhecidas pelo Prêmio Capes de Tese 2021

03/09/2021 14:38

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a exemplo do que ocorre nos últimos anos, teve trabalhos científicos reconhecidos pelo Prêmio Capes de Tese 2021, que seleciona os melhores trabalhos de conclusão de doutorado de programas de pós-graduação brasileiros. Dois pesquisadores da instituição foram agraciados com o prêmio e uma recebeu menção honrosa. A originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato são alguns dos critérios.

O pesquisador Diego dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, foi o vencedor na categoria Ciências Ambientais. Ele foi orientado pelos professores Ilyas Siddique e Fernando Joner. Sua tese, intitulada Complementaridade de nichos e multifuncionalidade de sistemas agroflorestais sucessionais, teve o objetivo de  entender o efeito da diversidade funcional, que avalia complementariedade de nichos, na proteção de solo, supressão de plantas espontâneas, aproveitamento de luz e produtividade de Sistemas Agroflorestais Sucessionais. O trabalho já foi divulgado em notícia pela UFSC.

A pesquisadora Esmeralda Chamorro Legarda, do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, foi a vencedora na categoria de Zootecnia /Recursos Pesqueiros, sob orientação dos professores Felipe do Nascimento Vieira e Marco Antonio de Lorenzo. Com trabalho intitulado Aquicultura Multitrófica Integrada de camarão, tainha e macroalga em sistema de bioflocos aplicando conceitos de economia circular ela descobriu, entre outras coisas, que a integração de camarão e tainha incrementou a produtividade em 11,9%.

Já a pesquisa de Tatiane Cogo Machado, do Programada de Pós-Graduação em Farmácia, recebeu Menção Honrosa na categoria Farmácia, sob orientação das professoras Simone Gonçalves Cardoso e Nair Rodríguez-Hornedo. Ela defendeu a tese Cocristais farmacêuticos: estudo dos mecanismos de modulação da solubilidade e supersaturação.

A 16ª Edição do Prêmio Capes de Tese divulgou o resultado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 3 de setembro, contendo os 49 trabalhos selecionados e outros 92 indicados para menção honrosa. Conforme previsto no Edital nº 03/2021, em cada Área de Avaliação reconhecida pela Fundação, foi escolhida uma tese de doutorado, defendida no Brasil em 2020 para o prêmio principal e até duas para receberem a menção honrosa.

Os autores selecionados receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seus orientadores ganharão um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de até R$3 mil, além de certificado que também será oferecido aos coorientadores e ao Programa de Pós-Graduação (PPG) no qual a tese foi defendida.

Tags: Prêmio CAPES de Tese 2021