UFSC na mídia: Veleiro Eco UFSC retoma expedições que avaliam o nível de poluição dos oceanos

10/09/2021 15:06

Foto: Divulgação/Veleiro Eco UFSC

O projeto Veleiro Eco da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomou as expedições, que estavam paralisadas desde o início da pandemia, e virou reportagem no NSC Total. O veleiro coleta amostras dos mares de todo o país para analisar o nível da poluição, propondo soluções para remediar a situação. Em entrevista para o portal, o professor e coordenador do projeto, Orestes Alarcon, declarou que “a engenharia sempre encontra soluções, mas os custos de recuperação usando tecnologia são muito caros, precisa estar disposto a pagar. E quanto mais demora, mais caro é. Por isso, as soluções baseadas na natureza são uma alternativa. A biorremediação com algas é uma tendência que o mundo todo está adotando.”

A matéria destacou as expedições realizadas pelo veleiro em Florianópolis, na Ilha do Arvoredo, Ilha do Campeche e Ilha de Ratones. Nesses locais, os pesquisadores recolheram amostras do fundo do mar para avaliar a biodiversidade, além de recolherem microplásticos da água. Com as amostras, é possível realizar as análises que resultaram na base para propor as soluções. O professor destacou a tentativa de propor maneiras de biorremediação da Lagoa da Conceição, mas esta não foi aprovada.

Para conferir a matéria na íntegra, acesse o portal NSC Total .

Tags: Biorremediaçãodespoluição dos maresNSC TotaloceanospoluiçãoUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa CatarinaVeleiro ECO