Professor da UFSC divulga aulas on-line com o tema ‘Introdução ao Cálculo Vetorial’

09/09/2021 23:22

O professor Walter Pereira Carpes Jr., do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC, divulga, em seu canal no Youtube, um minicurso com o tema ‘Introdução ao Cálculo Vetorial’. A  playlist com as aulas está disponível aqui.

Sobre o curso

A partir de conceitos básicos, são apresentados os principais tópicos do Cálculo Vetorial. Entre os temas abordados, estão grandezas vetoriais e produtos de vetores, diferentes tipos de representação de funções e campos (escalares e vetoriais), derivadas parciais, gradiente, derivadas direcionais, fluxo de um campo vetorial, divergente, integrais de linha, circulação de vetor, rotacional, teoremas do cálculo vetorial (da divergência, de Green, de Stokes e das integrais de linha), campos solenoidais, campos conservativos, identidades vetoriais e o laplaciano.

“Ainda que todas as deduções e definições sejam apresentadas, o foco principal não está no rigor excessivo e no formalismo, mas nos conceitos principais, para que se tenha uma ideia intuitiva sobre todos os operadores abordados. Todos os conceitos são ilustrados com exemplos, sempre explorando as interpretações geométrica e física, assim como suas aplicações em diferentes áreas da ciência. O conteúdo é particularmente útil para quem estuda Fenômenos de Transporte (incluindo mecânica dos fluidos, transferência de calor e transferência de massa), Eletromagnetismo e Cálculo”, explica o professor Walter.

Mais informações pelo e-mail walterpcjr@gmail.com

Tags: Cálculo VetorialminicursoUFSC