Estudantes da UFSC Joinville apresentam a ‘Cultura Maker’ a alunos de projeto social

20/09/2021 16:10

Foto: divulgação/UFSC Joinville

Diversas organizações estudantis do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atuam em parceria com o Projeto Resgate, projeto social realizado em Joinville que colabora para transformar a vida de crianças e jovens por meio da educação. Ao longo deste ano, as equipes Barco Solar Babitonga, Fórmula CEM, Pet-EMB e Eficem desenvolveram diversas atividades.

UFSC Joinville apresenta, por meio de uma série de quatro matérias, o trabalho desenvolvido por cada uma. Esta semana, vamos conhecer as ações conduzidas pelo Programa de Educação Tutorial nas Engenharias da Mobilidade (PET-EMB). O PET é um grupo de alunos que, sob orientação de um professor tutor, trabalham no desenvolvimento de atividades extracurriculares, que complementam sua formação acadêmica, visando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e aprofundando o percurso de sua formação profissional.

As atividades do PET-EMB com o Projeto Resgate iniciaram ainda em 2020, com a participação de quatro bolsistas sob orientação do professor Carlos Maurício Sacchelli, e devem continuar até novembro deste ano. Reunindo onze participantes, entre 13 e 14 anos, a ideia central é ensinar aos adolescentes um pouco da Cultura Maker, cujo conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano. As aulas têm como objetivo introduzir os participantes no processo de solução de problemáticas, algo que eles podem levar para a vida escolar, pessoal e profissional.

Para isso, o PET-EMB apresenta, em aulas virtuais quinzenais, diversas ferramentas do universo tecnológico como modelagem e impressoras 3D, noções de eletrônica, Super Logo e Arduino (placa de prototipagem eletrônica de código aberto) e Scrach (linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT). O conteúdo foi pensado e apresentado com ferramentas que permitissem aos alunos efetuar as dinâmicas em casa com o uso de um computador (aos que não possuíam computador em casa, o Projeto Resgate forneceu o equipamento).

Foto: divulgação/UFSC Joinville

No dia 18 de agosto, em um dos encontros presenciais do PET-EMB com os alunos do Projeto, o conteúdo programático da aula foi montar e programar um semáforo de trânsito. Leandro Amorim Maia, membro do PET e graduando do curso de Engenharia de Transportes e Logística, destaca que houve uma ótima receptividade por parte do grupo de estudantes, que estava muito participativo e animado.

E o aprendizado é não apenas por parte dos adolescentes. Para os membros do PET-EMB, essa é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Leandro comenta: “O projeto contribui no aperfeiçoamento tanto das competências técnicas que desenvolvemos dentro da universidade, como na solução de problemas, didática, metodologias de gestão de projeto, aplicação prática de conteúdos, e ainda no desenvolvimento de competências sociais, como empatia, comunicação, inteligência emocional; habilidades valorizadas também pelo mercado de trabalho”.

Nas próximas semanas, a UFSC Joinville, continuará a apresentar os projetos realizados pelas equipes de competição nos canais de comunicação do Campus, com as ações promovidas pela Equipe Fórmula CEM. Confira as matérias anteriores:

Equipe do Barco Solar Babitonga desenvolve atividades para alunos do Projeto Resgate

Equipe Eficem da UFSC Joinville ensina tecnologia de veículos elétricos aos alunos do Projeto Resgate

 

Fonte: Comunicação Institucional – UFSC Joinville

Tags: Cultura MakerPET-EMBProjeto ResgateProjeto socialUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina