Confira as principais informações sobre a Pré-Fase 2 na UFSC

23/09/2021 11:21

A Pré-Fase 2 de combate à Pandemia de Covid-19 na UFSC teve início nesta segunda-feira, 20 de setembro. Desde meados de agosto, o assunto é tratado nas notícias publicadas pela Agência de Comunicação (Agecom) nos sites e redes sociais institucionais.

As perguntas e respostas frequentes estão sendo reunidas pela Agecom neste site.

Confira, abaixo, os principais links e recursos informativos a respeito da nova fase.

Legislação

Portaria Normativa nº 405/2021/GR e a Portaria Normativa nº 406/2021/GR, ambas publicadas em 16 de agosto, autorizam a retomada das atividades presenciais da UFSC, em caráter de preparação para o modo semipresencial. Estipulam o início da Pré-Fase 2 para 20 de setembro, data em que se estimou que a maioria dos trabalhadores da UFSC estariam imunizados contra a Covid-19.

Confira todas as portarias, resoluções e demais atos normativos referentes à pandemia no site.

Orientações

A Pré-Fase 2 é um período considerado como uma transição, entre a Fase 1 e a Fase 2. Portanto, as orientações para a Fase 1 continuam valendo, bem como as regras definidas no Guia de Biossegurança para a Fase 1 e a Resolução Normativa nº090/2021/CGRAD, que define os critérios para autorização de aulas práticas e teórico-práticas em formato presencial.

Para facilitar esse entendimento, foi publicado o  Guia de orientações para preparação de retorno gradual de atividades presenciais na UFSC – Pré-Fase 2, com detalhamento sobre atividades, ambientes e pessoas. Esse Guia recebeu uma atualização posterior, no que diz respeito aos Grupos de Risco, agora discriminados na Portaria Normativa nº 409/2021/GR.

Plano de Trabalho

O planejamento das atividades de cada setor é uma das atividades principais da Pré-Fase 2. Por meio do cumprimento desse Plano, e com dados epidemiológicos favoráveis, será possível avançar à Fase 2. Cada setor deverá, a partir de 20 de setembro, preparar seu Plano de Trabalho, enviar às chefias das unidades e dar ampla divulgação, nos sites institucionais. Confira as orientações e um modelo do Plano de Trabalho.

Medidas de Prevenção

A Pré-Fase 2 trouxe mudanças quanto às medidas de prevenção à Covid-19. Além de um ciclo de vacinação completo, é preciso usar as máscaras do tipo PFF2 durante todo o tempo em que estiver na UFSC presencialmente. As máscaras estão chegando aos setores, distribuídas pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), e já há uma série de informações disponíveis a respeito de como usar e reutilizar as máscaras. Confira aqui as orientações.

Outros recursos de prevenção coletiva estão em fase de planejamento e implantação: a medição da qualidade do ar e a política de testagem.

A medição já começou a acontecer no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e no Colégio de Aplicação (CA). O próximo passo será definir os parâmetros para liberação de uso dos ambientes de acordo com a concentração de CO2 e a qualidade de trocas de ar nas salas. Em seguida, ocorrerá a aquisição de aparelhos portáteis para as medições de CO2 e distribuição e capacitação para uso desses equipamentos.

A testagem de Covid-19 ocorrerá por meio do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS) da UFSC, e será aliada a medidas de isolamento e rastreio de contatos. A testagem começará pelos profissionais do CA e NDI. O método usado será o de testagem em pool, ou seja, a testagem de dez amostras simultaneamente, para economia de reagentes e insumos. O método é destacado pela professora Maria Luiza Bazzo, responsável pelo LBMMS como seguro e efetivo, uma estratégia pensada para populações onde ocorre baixa incidência de contágio. Os testes devem ter resposta em prazo aproximado de 24 horas.

Além disso, a sinalização visual para os setores também foi disponibilizada, em PDF, pronta para impressão.

Conheça, também, as 10 Medidas de Prevenção à Covid-19.

Monitoramento em Tempo Real

A pandemia de Covid-19 precisa ser acompanhada de perto, e a UFSC disponibilizou, a partir da Pré-Fase 2, o Painel Ativo de Dados Epidemiológicos, uma ferramenta de gestão, visualização de dados e monitoramento. O Painel reúne dados públicos e também internos, e seguirá sendo alimentado diariamente.

 

 

Confira as perguntas e respostas frequentes sobre a Pré-Fase 2 neste site.
Acompanhe todas as notícias da Pré-Fase 2.

 

Tags: coronavírusPré-Fase 2UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina