Comissão de avaliação para implantação do curso de Medicina visita a UFSC Curitibanos

27/09/2021 11:32

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) esteve no Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de quarta a sábado da última semana, de 22 a 25 de setembro. A comissão avalia a possibilidade de implantação de um curso de Medicina. Durante a semana, estiveram também no campus a vice-reitora Cátia Carvalho Pinto e o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos. Os dias foram reservados para reuniões e vistorias, juntamente com a direção do campus e autoridades municipais.

A comissão de avaliação é formada pela professora Marcia Hiromi Sakai (Universidade Estadual de Londrina), Marcelo Di Bonifacio (Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto) e Luiz Carlos Bodanese (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). A visita da comissão à universidade que pretende abrir um novo curso de Medicina é parte do protocolo para a autorização de funcionamento dos cursos em todo o Brasil.

Além de visitar o campus, a comitiva foi conhecer as redes de saúde dos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília, além dos hospitais de Curitibanos e Santa Cecília. As unidades de saúde dos municípios e hospitais servirão como cenários de práticas, quando houver a implantação do curso.

Segundo o diretor do campus, Juliano Gil Nunes Wendt, a visita foi positiva. “A avaliação anterior foi negativa e, desta vez, com base no relatório apresentado, a UFSC, bem como a comunidade, o poder público municipal, o poder legislativo dos municípios apresentaram à comissão um quadro de evolução, o qual acreditamos terem sido sanadas as não-conformidades”, salientou.

“O grupo de servidores e servidoras do campus apresentou uma maturidade ainda maior de todo o processo, houve uma construção do processo de criação em conjunto com a comunidade e os poderes públicos municipais”, complementou.

Participaram das reuniões além da vice-reitora, do pró-reitor e diretor do campus, o vice-diretor Alexandre de Oliveira Tavela, servidores da UFSC, o prefeito Municipal de Curitibanos Kleberson Luciano de Lima e o secretário Municipal de Saúde de Curitibanos, Roque Stanguerlin.

As equipes visitaram o novo prédio do campus, que está em fase de finalização, salas de aulas, laboratórios, secretarias e biblioteca. O novo prédio abrigará todos os cursos atuais – Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, e inclusive o novo curso de Medicina.

Tags: Campus de CuritibanosMedicina CuritibanosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina