Nota de Pesar: falece Paulo Krischke, professor aposentado do CFH

05/07/2021 17:29

Professor Paulo Krischke. Foto: Nado Gonçalves

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento de Paulo Krischke, professor aposentado do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), na manhã desta segunda-feira, 5 de julho, aos 83 anos.

Krischke trabalhou no Departamento de Sociologia e Ciência Política, onde ajudou a estruturar o Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), ao lado de Ilse Scherer-Warren. Pesquisador sênior do CNPq, era colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) desde 2007. Investigador da área de pesquisa Condição humana e saúde na modernidade, atuava no Laboratório de Estudos Transdisciplinares (LET).

Mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de York (Canadá), construiu uma obra de admirável consistência, incluindo os livros Aprendendo a democracia na América Latina: atores sociais e mudança cultural e A igreja e as crises políticas no Brasil.

O PPGICH publicou a seguinte nota de pesar:

“É com profunda e imensa tristeza que o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina comunica o falecimento do Professor Paulo Krischke.

O professor Paulo foi nosso colega no PPGICH desde o ano 2007. Ele trabalhou até seus últimos dias de maneira ativa e comprometida nas atividades do Programa, ministrando aulas, orientando alunos e coordenando seu Núcleo de Estudos e pesquisa, o Laboratório de Estudos Transdisciplinares. Sua ausência, certamente deixará uma imensa tristeza nos seus colegas e orientandos. Vale a pena lembrar aqui sua excelente trajetória acadêmica. O Professor Paulo realizou seu doutorado em Ciência Política na Universidade York, (Canadá), no ano 2003 realizou um pós-doutorado em Oxford (UK, 2003). Ele foi pesquisador e professor visitante em diversas universidades estrangeiras e brasileiras, tais como a Universidade de Temple (Philadelphia), Notre Dame (Indiana) e PUCRS (POA, 2004), e era também Pesquisador Sênior do CNPq. Além de suas excelentes credenciais acadêmicas, Paulo era uma pessoa generosa, sempre atenta e disposta a escutar seus colegas e alunos. Era também uma pessoa politicamente comprometida com as causas e lutas pelos direitos humanos. Paulo foi um crítico irredutível a todas as formas de abusos de poder e um crítico implacável contra as diversas formas de autoritarismo. Certamente, alunos e colegas sentiremos muito sua ausência.”

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com os familiares e amigos do professor Paulo Krischke.

Tags: CFHnota de falecimentoNota de pesarPPGICHUFSC