Encontro Internacional de Inovação na Educação ocorre em 14 e 15 de junho; inscrições gratuitas

10/06/2021 14:16

 A 4ª edição do Educação Fora da Caixa – Encontro Internacional de Inovação na Educação ocorre nos dias 14 e 15 de junho, em formato on-line e gratuito. Promovido a cada dois anos, o evento reúne especialistas de diversas áreas e atrai públicos do Brasil e do exterior. A edição deste ano será 100% on-line, em uma plataforma com capacidade para até 5 mil participantes. As inscrições estão abertas pelo link.

O evento discutirá a importância da inovação na educação com o objetivo de fortalecer o ecossistema educacional inovador nas escolas e universidades brasileiras.  Serão quatro grandes temas de discussão: Educação em Rede; Metodologias de Ensino-Aprendizagem; Ensino Empreendedor; Educação, Pesquisa e Inovação responsáveis. A iniciativa busca promover a troca de experiências entre educadores, pesquisadores, gestores e empreendedores em educação, reconhecidos nacional e internacionalmente. A expectativa é que aproximadamente 5 mil pessoas participem do evento.

Será organizado um evento científico de publicação de artigos, em que o produto final deste ano será o lançamento de dois e-books, que contemplarão os artigos aprovados para publicação, chamados Anais de Evento Científico. Palestrantes de destaque como Antônio Novoa (Portugal), Nelson Pretto, Alexandra Okada (Open University/UK), Ana Maria Quadrado (Espanha), entre outros estarão presentes na plataforma on-line. Também haverá a participação de vários docentes da UFSC, como o professor Marcio Vieira de Souza (EGC/CTC), o secretário de Inovação, Alexandre Moraes Ramos (Sinova/UFSC), Andressa Sasaki Vasques Pacheco (Administração), entre outros. Os participantes receberão certificação da UFSC.

Segundo Clarissa Teixeira, do grupo Via Estação Conhecimento, da UFSC, um dos grandes propósitos do evento é fortalecer a rede de profissionais que atuam junto aos temas discutidos visando ativar cada vez mais o ecossistema de inovação catarinense ao conectar diferentes atores em prol de práticas inovadoras para o ensino-aprendizagem dos diferentes públicos.

Para Mariana Vitarelli, gestora do projeto de educação empreendedora do Sebrae/SC, o evento é de suma importância pois a educação foi um dos setores mais impactados pela pandemia de Covid-19 e muitas das mudanças que foram adotadas nas instituições de ensino deverão continuar mesmo com o fim da crise. Além disso, cada dia surgem novas tendências e demandas para as escolas e universidades, como as questões relacionadas à segurança dos dados. Abordar esses temas é fundamental para garantir o desenvolvimento das escolas e universidades, visando à adoção de uma educação cada vez mais empreendedora e inovadora, apta a formar pessoas com as competências necessárias para o século XXI.

A organização é da Universidade Federal de Santa Catarina, por meio dos grupos VIA Estação Conhecimento e Labmídia do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC), os Departamentos de Metodologia do Ensino e de Informática e Estatística, e do Sebrae-SC.

Mais informações em www.eduforadacaixa.com.br

Tags: Educação Fora da CaixaSebraeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina