UFSC tem postos de vacinação contra Covid-19; acompanhe informações

17/05/2021 18:04

Esta notícia será periodicamente atualizada com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis 

Parte dos milhares de vacinados contra a Covid-19 em Florianópolis terão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na memória: a instituição abriga um ponto fixo de vacinação de pedestres, das 9h às 16h, funcionando no Centro de Vacinação Trindade, localizado no Centro de Cultura e Eventos, e também o Centro de Referência de Vacinação do Centro, localizado no centro da Cidade, onde funcionam a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC. Além disso, são organizados drive-thrus de vacinação, abertos e anunciados pela Prefeitura de Florianópolis. Todos os pontos de vacinação organizados na UFSC e em outros pontos da cidade são geridos pela Secretaria Municipal de Saúde, e têm contribuído com o combate à pandemia.

>> Leia aqui mais informações sobre a vacinação contra a gripe para professores

Grupos em vacinação (atualizado conforme calendário da Prefeitura de Florianópolis)

>> Saiba se é a sua vez de vacinar-se e onde tomar a vacina no Covidômetro Floripa

1. Pessoas de 60 anos ou mais
: 1ª dose

  • De segunda a sexta (17 a 21 de maio) – pedestres – 9h às 16h
    – Beira-Mar Continental
    – Centro de Eventos da UFSC
    – Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira
    – Aeroporto Antigo

2. Pessoas de 60 anos ou mais: 2ª dose

  • De segunda a sexta (17 a 21 de maio) – pedestres – 9h às 16h
    – Centro de Eventos da UFSC
3. Pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais, Gestantes e Puérperas independente da idade: 1ª dose
  • De segunda a sexta (17 a 21 de maio) – drive-thru e pedestres – 9h às 16h
    – Centro de Eventos da UFSC;
    – Beira-mar Continental;
    – Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
    – Antigo Aeroporto.

A lista completa de comorbidades, modelo de atestado e comprovações aceitas para as comorbidades estão no site.

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal de 18 anos ou mais, serão vacinadas nos locais onde fazem o procedimento. O próprio serviço fará o agendamento do dia de vacinação.

Já quem possui comorbidades e está acamado ou com dificuldade de locomoção, poderá, a partir de segunda-feira 10/05, entrar em contato com sua equipe de saúde para fazer o agendamento da vacinação em domicílio.

Para comprovação de comorbidades as pessoas deverão levar para a vacinação um atestado seguindo o modelo do site Covidômetro Floripa, ou atestado que conste a indicação descrita como padronizado na lista. Para diabéticos, pode ser usada receita de insulina (validade do último ano) e, para pessoas vivendo com hiv, pode ser usado resultado de carga viral, receita de antiretroviral ou o atestado.


3.
Profissionais de Saúde: 1ª e 2ª dose

  • De segunda a sexta-feira (17 a 21 de maio): autônomos da saúde com mais de 18 anos

Centro de Referência de Vacinação do Centro, localizado no prédio da Sead e TV UFSC (rua Dom Joaquim, 757, Centro)
Horário: das 7h30 às 18h30

Para vacinação os profissionais de saúde autônomos deverão levar documento com foto e carteira do Conselho Profissional. Os detalhes estão no site do covidometrofloripa.com.br

 

Como funciona?

Todo o processo de vacinação é coordenado pela Prefeitura e atualizado diariamente no Covidômetro, o portal de informações sobre a pandemia. Lá, é possível conferir o andamento do calendário de vacinação. Em caso de dúvidas e para conferir a atualização do cadastro, consulte o Covidômetro ou ligue para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

Calendário

O calendário da vacinação é composto por quatro fases e diferentes prioridades. Também é preciso estar atento aos chamados relacionados às doses da vacina – duas, que igualmente obedecem ao calendário previamente estabelecido e divulgado. São três semanas de intervalo para a vacina Coronavac e 12 semanas para AstraZeneca. A prefeitura atualiza as chamadas no Covidômetro e informa os respectivos grupos sobre a sua data de imunização.

O que levar?

Na fase de vacinação dos idosos, é preciso levar um documento com foto. O recomendado é que, antes de ir ao local, o idoso faça o cadastro no sistema Alô Saúde, da prefeitura de Florianópolis, para atualizar os seus dados de prontuário (confira a situação do seu cadastrado pelo telefone 0800-333-3233). Os dados atualizados no momento da vacinação aceleram o processo e a dinâmica do serviço.

Nas outras etapas de vacinação, é preciso acompanhar o que é necessário levar no Covidômetro.

Cuidados básicos

A administração municipal reforça que é indispensável o uso de máscaras, não apenas no momento da vacinação, como em qualquer ambiente fora da residência. Para aqueles que estiverem com suspeita ou confirmação de Covid-19, ou forem contato de casos confirmados quando convocados pelo calendário, a vacina não é recomendada. Recomenda-se aguardar o fim do tratamento.

Drive-thru na UFSC

Os drive-thru são organizados pela Prefeitura de Florianópolis em diversos pontos da cidade. Um deles é localizado na UFSC, mas só funciona em momentos previamente determinados. Na UFSC, o drive-thru segue o seguinte fluxo: os veículos entram exclusivamente pela rótula da Trindade (Rua Roberto Sampaio Gonzaga), e saem pelo Pantanal (Av. Dep. Antonio Edu Vieira). Podem ir ao drive thru somente aqueles convocados conforme o calendário de vacinação disponível no Covidômetro.

Clique para ampliar

Ponto de vacinação para pedestres

Os pedestres também podem ser vacinados, conforme o calendário, dentro do Centro de Eventos da UFSC, das 9h às 16h.

Centro de Referência de Vacinação do Centro

Montado em unidade da UFSC localizada na na rua Dom Joaquim, 757, Centro, o local tem sido disponibilizado para vacinar principalmente profissionais da saúde. O prédio abriga a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC, das 8h30 às 16h30. 

Clique para ampliar

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Tags: coronavírusCovid-19Prefeitura de FlorianópolisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação covid-19