UFSC tem postos de vacinação contra Covid-19; acompanhe informações

12/04/2021 11:44

Esta notícia será periodicamente atualizada com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis

Parte dos milhares de vacinados contra a Covid-19 em Florianópolis terão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na memória: a instituição abriga um ponto fixo de vacinação de pedestres, das 9h às 16h, funcionando no Centro de Vacinação Trindade, localizado no Centro de Cultura e Eventos, e também o Centro de Referência de Vacinação do Centro, localizado no centro da Cidade, onde funcionam a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC. Além disso, são organizados drive-thrus de vacinação, abertos e anunciados pela Prefeitura de Florianópolis. Todos os pontos de vacinação organizados na UFSC e em outros pontos da cidade são geridos pela Secretaria Municipal de Saúde, e têm contribuído com o combate à pandemia.

Grupos em vacinação (atualizado conforme calendário da Prefeitura de Florianópolis)

>> Saiba se é a sua vez de vacinar-se e onde tomar a vacina no Covidômetro Floripa

• Quinta-feira, 15 de abril – Idosos com 71 anos ou mais para a segunda dose*
  • Sexta-feira, 16 de abril – Idosos com 65 anos ou mais para a primeira dose*
  • Sábado, 17 de abril – Idosos com 69 anos ou mais para a segunda dose*
  • Idosos acamados continuarão sendo vacinados em casa pelas equipes de saúde
  • Profissionais e Trabalhadores de Saúde – autônomos de 60 anos ou mais, e trabalhadores e profissionais da saúde que atuam em clínicas públicas e privadas com 18 anos ou mais (Local de vacinação: Centro de Vacinação do Centro, localizado na rua Dom Joaquim, 757 – das 8h30 às 18h30, em dias de semana) . (veja orientações no site Covidômetro Floripa)

Locais de vacinação (15, 16 e 17 de abril)
Drive-Thrus – 9h às 16h
– Bolsão da Beira-Mar Continental
– Polícia Rodoviária Federal – SC 401
– Centro de Eventos da UFSC
– Aeroporto Antigo
Pedestres
– Beira-Mar Continental – 7h30 às 16h30
– Centro de Eventos da UFSC – 9h às 16h

Como funciona?

Todo o processo de vacinação é coordenado pela Prefeitura e atualizado diariamente no Covidômetro, o portal de informações sobre a pandemia. Lá, é possível conferir o andamento do calendário de vacinação. Em caso de dúvidas e para conferir a atualização do cadastro, consulte o Covidômetro ou ligue para o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

Calendário

O calendário da vacinação é composto por quatro fases e diferentes prioridades. Também é preciso estar atento aos chamados relacionados às doses da vacina – duas, que igualmente obedecem ao calendário previamente estabelecido e divulgado. São três semanas de intervalo para a vacina Coronavac e 12 semanas para AstraZeneca. A prefeitura atualiza as chamadas no Covidômetro e informa os respectivos grupos sobre a sua data de imunização.

O que levar?

Na fase de vacinação dos idosos, é preciso levar um documento com foto. O recomendado é que, antes de ir ao local, o idoso faça o cadastro no sistema Alô Saúde, da prefeitura de Florianópolis, para atualizar os seus dados de prontuário (confira a situação do seu cadastrado pelo telefone 0800-333-3233). Os dados atualizados no momento da vacinação aceleram o processo e a dinâmica do serviço.

Nas outras etapas de vacinação, é preciso acompanhar o que é necessário levar no Covidômetro.

Cuidados básicos

A administração municipal reforça que é indispensável o uso de máscaras, não apenas no momento da vacinação, como em qualquer ambiente fora da residência. Para aqueles que estiverem com suspeita ou confirmação de Covid-19, ou forem contato de casos confirmados quando convocados pelo calendário, a vacina não é recomendada. Recomenda-se aguardar o fim do tratamento.

Drive-thru na UFSC

Os drive-thru são organizados pela Prefeitura de Florianópolis em diversos pontos da cidade. Um deles é localizado na UFSC, mas só funciona em momentos previamente determinados. Na UFSC, o drive-thru segue o seguinte fluxo: os veículos entram exclusivamente pela rótula da Trindade (Rua Roberto Sampaio Gonzaga), e saem pelo Pantanal (Av. Dep. Antonio Edu Vieira). Podem ir ao drive thru somente aqueles convocados conforme o calendário de vacinação disponível no Covidômetro.

Ponto de vacinação para pedestres

Os pedestres também podem ser vacinados, conforme o calendário, dentro do Centro de Eventos da UFSC, das 9h às 16h.

Centro de Referência de Vacinação do Centro

Montado em unidade da UFSC localizada na na rua Dom Joaquim, 757, Centro, o local tem sido disponibilizado para vacinar principalmente profissionais da saúde. O prédio abriga a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e a TV UFSC, das 8h30 às 16h30.

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Tags: coronavírusCovid-19Prefeitura de FlorianópolisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação covid-19