UFSC denuncia uso indevido de imagem da instituição e de pesquisador em notícias falsas
*A publicação foi atualizada às 17:02, para incluir a retratação do jornalista Moacir Pereira
*A publicação foi atualizada às 18h07, do dia 16 de abril, para incluir nota de repúdio do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia
A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio desta comunicação à sociedade brasileira e catarinense, torna pública a denúncia de uso indevido, por veículos de comunicação e perfis nas redes sociais, da imagem da instituição e, mais grave ainda, de um de seus mais importantes pesquisadores sobre imunização contra a Covid-19, professor André Báfica.
Ao longo de toda a quarta-feira, 14 de abril, circularam vídeos de uma pessoa flagrada pichando um espaço privado em Florianópolis. Em um dos vídeos havia a falsa informação de que se tratava de professor aposentado da UFSC. Tão logo se soube do fato, a UFSC enviou mensagens à imprensa, e publicou nota dando conta de que não se tratava de docente da instituição, nem da ativa nem aposentado. Mesmo assim milhares de pessoas compartilharam a falsa notícia, com evidentes desdobramentos negativos à imagem da UFSC.
Mas, fato ainda mais grave: o colunista Moacir Pereira, do jornal Notícias do Dia, publicou na versão on-line de sua coluna e em suas suas redes sociais, a fotografia do professor André Báfica, como se fosse ele o pichador, de forma irresponsável, difamatória e absolutamente falsa, estabelecendo uma conexão absurda entre o episódio da pichação e o docente. E o que foi pior: o mencionado colunista manteve a publicação por largo período, sem qualquer reparação.
Tais condutas são inadmissíveis, especialmente para quem atuou por décadas como docente na UFSC, até se aposentar como servidor público federal, como é o caso de Moacir Pereira. Para além da indevida e acusatória exposição da instituição e de uma das mais reconhecidas fontes de divulgação científica, o jornalista foi leviano e irresponsável, contribuindo com a disseminação em escala de tamanho absurdo.
A UFSC se junta ao professor Báfica nas ações de busca por justa reparação, ao mesmo tempo que informa que ela mesma buscará por todos os meios a responsabilização de quem praticou atos que podem levar a incalculáveis prejuízos, inclusive junto a órgãos e entidades científicas parceiras da instituição na busca por soluções sérias e responsáveis no combate à pandemia.
Administração Central
Universidade Federal de Santa Catarina
Atualização
Após a publicação desta nota, às 16h34 desta quinta-feira, 15 de abril, o jornalista publicou em seu site e redes sociais uma retratação.
Pós-Graduação em Farmacologia emite nota de repúdio
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, do qual o professor Báfica é orientador, emitiu nota de repúdio quanto à notícia falsa veiculada pelo jornalista.
Em texto assinado pelo coordenador Rui Daniel Prediger, o PPG destaca o brilhantismo e profissionalismo do pesquisador.
Leia a íntegra:
Prezado(a)s docentes, estudantes e funcionários da UFSC e comunidade em geral,
Nesta quarta-feira (14/04/2021) foi divulgada uma foto do Professor André Báfica no perfil do Facebook e do Twitter do jornalista Moacir Pereira lhe atribuindo a autoria de pichações em um tapume de obra no sul da ilha de Florianópolis.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC, do qual o professor André Báfica é orientador permanente, declara que esta vinculação se trata de INFORMAÇÃO FALSA e que o professor André não possui nenhuma relação com tal fato!
O professor André Báfica (Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC) é um cientista brilhante, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas na área da Imunologia e atualmente está à frente do desenvolvimento de vacina contra o coronavírus. Destacamos também importantes ações do professor André em iniciativas globais de divulgação científica promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Seguem abaixo alguns links para acesso à INFORMAÇÕES VERDADEIRAS sobre ações do professor André Báfica:
https://www.tiktok.com/@andre.bafica.science?lang=en
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC declara o seu apoio ao professor André Báfica e repudia esse tipo de veiculação falsa, especialmente num momento em que a Ciência, Cientistas e as Instituições de Pesquisa são alvos de constantes ataques e difamações!
Veja mais:
Em vídeo, chefe de Gabinete da UFSC repudia uso indevido de imagem da instituição