Secretaria de Cultura e Arte exibe espetáculos em homenagem à trajetória de Carmen Fossari
Em homenagem à memória da servidora técnico-administrativa, atriz, dramaturga e poetisa, Carmen Fossari, a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) apresenta esta semana uma série de espetáculos que ilustram a sua trajetória na Universidade e no meio artístico-cultural catarinense.
A primeira atração da semana é o espetáculo “As Luas de Galileu Galilei”, que foi produzido e dirigido por Carmen e encenado pelo Grupo de Pesquisa Teatro Novo. A apresentação foi no ano de 2012 no Anfiteatro de Pudahuel, na região de Santiago no Chile, durante a 26º ocasião do ENTEPOLA – Festival Internacional de Teatro Comunitário.
Assista ao espetáculo “As Luas de Galileu Galilei”:
Parte 01
Parte 02
Parte 03
Sobre a produção
“As Luas de Galileu Galilei” estreou em 2009, no Ano Internacional da Astronomia. Sua montagem levou dois anos e meio de preparação, somando o tempo das pesquisas históricas, num trabalho que une a arte popular e erudita no mesmo espetáculo.
Galileu vivencia fatos relevantes de sua vida, o homem que passou para a História como o cientista que abjurou diante da Inquisição e cuja genialidade é um marco: Criador da Ciência Moderna.
Uma encenação reunindo duas linguagens que confluem tal como as relações da ciência e da fé; instaura-se no espetáculo o popular (Comédia Dell Arte) e o erudito (Madrigal).
Carmen Fossari
Em seu currículo Lattes, Carmen destacou entre as informações relevantes que dirigiu mais de 70 espetáculos com obras de Jean Batiste Poquelin de Mollière, William Shakespeare, Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Guillaumme Apolinaire, Dias Gomes, August Strindberg, Eugene Ionesco, Luigi Pirandello, em diversos gêneros. Adaptou obras de escritores catarinenses para teatro: Flávio José Cardoso, Almiro Caldeira de Andrade, Franklin Cascaes, Argus Cirino, Raul Caldas Filho, Lindolfo Bell, Cruz e Sousa, Fábio Brugmann, com textos de sua autoria e também de outros dramaturgos catarinenses.Fossari foi servidora da UFSC desde 1979, com extensa contribuição na pesquisa e extensão. Concluiu Mestrado em Literatura (1982) e Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade, foi diretora de Espetáculos do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte. Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, fundou e dirigiu o Grupo de Pesquisa Teatro Novo.
Os espetáculos dirigidos e produzidos por ela foram apresentados em diversos estados brasileiros e em países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Porto Rico e Açores (Portugal).
Carmen faleceu aos 66 anos no último domingo, 18 de abril de 2021.
Produção e direção: Carmen Fossari
Elenco: Nei Perin, Ivana Fossari, Bruno Lapolli, Mariana Lapolli, Edson Abreu, Juliana Frandalozo, Muriel Martins, Augusto Sopran, Ana Paula Lemos, Alexandre Passos, Marcio Tessmann, Sérgio Bessa, Jaime Monte, Lisandra Fossari Iwersen, Julião Goularte, Patrícia Medeiros e Rubia Medeiros
Madrigal da UFSC: regência de Miriam Moritz
Thaiana Volkmann, Maíra Gauer, Lucas Fortunato e Charles Ribeiro
Veja também: YouTube de Carmen Fossari | Blog de Carmen Fossari
Com informações: Agecom e Departamento Artístico Cultural (DAC).
Tags: Carmen FossariDAC/SeCArteUFSC