Divulga UFSC – 15/04/2021 – Edição 1625

15/04/2021 11:48

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 15/04/2021 – Edição 1625
ICPEdu e assinaturas eletrônicas aceleram transformação digital na UFSC

A pandemia e o isolamento social trouxeram a demanda urgente por soluções que automatizem os processos das instituições de ensino e pesquisa no Brasil. No mês de março, o Ministério da Educação (MEC) lançou seu Programa Nacional de Certificado Digital para a Rede Federal de Educação, e uma das tecnologias adotadas é a Infraestrutura de Chaves Públicas para Educação e Pesquisa (ICPEdu), na modalidade de Certificação Pessoal. A estimativa é de que o programa beneficie 2,5 milhões de pessoas no meio acadêmico em todo o país. Continue a leitura>>.


STAE está com inscrições abertas para Chamada Pública de Redistribuição

Estão abertas as inscrições para os Servidores Técnico-Administrativos em Educação (STAE) interessados em solicitar redistribuição para a UFSC, conforme vagas de Níveis D e E disponibilizadas na Chamada Pública nº 01/2021. Serão 32 vagas distribuídas nos campi. O prazo para as inscrições vai até dia 18 de abril. Os formulários para inscrições e demais informações sobre a Chamada Pública podem ser acessados na página.

Sinter abre edital para seleção de tutor de curso de Libras ministrado em inglês

A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC) lançou o Edital Conjunto Nº2 SINTER/PROEX/SEAD/SEPLAN/2021 para seleção de um estudante de graduação ou pós-graduação para atuar na tutoria do curso de LIBRAS ministrado em inglês vinculado ao projeto dos cursos virtuais de extensão. As inscrições vão até o dia 19 de abril. Continue a leitura>>.


Ensino

Estagiários do Instituto de Engenharia Biomédica desenvolvem análises de eventos adversos de tecnologias em saúde

O Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC, Centro Colaborador OPAS/OMS em Gestão de Tecnologia em Saúde, vem desde janeiro de 2021 implementando um programa de estágio interdisciplinar em suas atividades com estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharias, medicina e odontologia. São realizados treinamentos contínuos com tecnologias em saúde, apresentados conceitos e solicitadas atividades práticas para a aplicação dos conhecimentos. Equipes interdisciplinares executam trabalhos para incentivar o ecossistema inovador e integrativo entre áreas do conhecimento, sendo supervisionadas pela equipe do Centro de Gestão e Desenvolvimento de Tecnologias Médico-Hospitalares (Ceged). Continue a leitura » ».


Extensão

Equipes de Enfermagem do HU-UFSC garantem atendimento por telemedicina a pacientes

As equipes de Enfermagem do Hospital Universitário (HU-UFSC/Ebserh) adotaram o sistema de telemedicina em algumas áreas para garantir o atendimento durante a pandemia, com foco na segurança do paciente e na necessidade de reduzir o fluxo de pessoas nas instituições de saúde. O sistema foi adotado conforme regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com base na Resolução 634/2020. Para falar sobre estas experiências e outros pontos relativos à teleconsulta, será realizada uma palestra virtual nesta quinta-feira (15 de abril) com o tema “Gestão e Inovação em Tempos de Pandemia: teleatendimento e teleconsulta como práticas na atenção à saúde”, com a enfermeira Silvana Alves Benedet, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC, que acompanhou todos os trabalhos realizados pelas equipes desde a primeira teleconsulta. Continue a leitura » ».

Ciclo de debates sobre a Educação em SC em tempos de pandemia tem novo encontro nesta sexta-feira, 16/04

O Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) e o Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem novo encontro do ciclo de debates sobre Educação em Santa Catarina em tempos de pandemia nesta sexta-feira, 16 de abril, às 16h. O segundo encontro vai abordar o tema “Educação em Santa Catarina em tempos de pandemia: reflexões sobre o momento atual”. O evento, que vai ser moderado por Daniel Castelan (IMDH e CED-UFSC) pode ser assistido pelo Canal YouTube do IMDH. Continue a leitura » ».

Pós-Graduação em Física realiza seminário ‘Computação Quântica: da Ciência à Tecnologia’

O Programa de Pós-Graduação em Física da (PPGFSC/UFSC) promove na próxima sexta-feira, 16 de abril, a partir das 10h15, o seminário Computação Quântica: da Ciência à Tecnologia. O evento que será transmitido pela canal do PPGFSC no Youtube terá a participação de Enrique Solano, professor Ikerbasque e diretor do centro internacional Quantum Computing and Quantum Technologies (QUTIS), da University of the Basque Country, em Bilbao, na Espanha, bem como professor ilustre e diretor do centro internacional Quantum Artificial Intelligence for Science e Technology (QuArtist), na Shanghai University, na China. Continue a leitura>>.

Aplicativo de cashback é desenvolvido por alunos da UFSC

Acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram o “Comb“, um aplicativo de fidelização, cashback e marketing voltado ao varejo regional. Com um pouco mais de um ano de existência, o aplicativo atrai aproximadamente 1000 usuários por mês e oferece o serviço de cashback que pode ser encontrado em mais de 100 lojas regionais cadastradas na rede de parceiros. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IOS. Os interessados podem instalá-lo pesquisando por “Comb: seu app de cashback” nas lojas virtuais do Google ou Apple. Continue a leitura » ».


Pesquisa

Pós em Engenharia de Produção realiza pesquisa para melhor entender o comportamento do consumidor durante o processo de compra

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC está realizando uma pesquisa referente ao processo logístico de entrega final dos produtos ao cliente para melhor compreender as preferências dos mesmos durante essa operação. A pesquisa pode ser respondida através deste formulário.

Nova edição da Revista de Ciências da Administração é publicada

Foi publicada no dia 13 de março a 57° edição da Revista de Ciências da Administração (RCA). A Revista de Ciências da Administração (RCA) tem como foco divulgar a produção científica em Ciências da Administração e áreas correlatas, objetivando contribuir com a discussão e o desenvolvimento do conhecimento nestas áreas. A Equipe Editorial da Revista segue as normas contidas no Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. Clique aqui para acessar a publicação.

Pesquisa busca analisar engajamento e desempenho de estudantes e professores

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC) está desenvolvendo a pesquisa “Flow e engajamento em universitários e professores”, que tem como objetivo analisar as relações entre demandas de obstáculo, demandas desafiadoras, recursos do estudo e recursos pessoais, flow, engajamento e desempenho de estudantes e professores. As questões estão relacionadas ao engajamento do estudante em suas atividades, às atitudes frente ao contexto que estão inseridos, tais como demandas e recursos relacionados ao estudo, além de investigar recursos pessoais como autoeficácia acadêmica e autoestima. O desenvolvimento do estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, os dados coletados são confidenciais e anônimos e serão utilizados exclusivamente para a pesquisa, que pode ser respondida através deste link.


Comunidade

Confere UFSC: É falso que homem flagrado fazendo pichações contra Bolsonaro seja professor da UFSC

Circula, em grupos de aplicativos de mensagens, e em perfis em redes sociais vídeos de um homem que teria feito pichações em estruturas de obras localizadas no bairro do Campeche, em Florianópolis, nesta quarta-feira, 14 de abril. Em um dos vídeos, a pessoa se identifica e diz que é “professor universitário aposentado”. Em outro vídeo, o autor da imagem relata a situação e diz que o homem abordado é “professor da UFSC, aposentado”. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina