UFSC na mídia: cineasta Sylvio Back prepara filme e lança livro pela Editora da UFSC

22/03/2021 15:43

“Para mim, fotogramas embutem epigramas. Versos e ‘takes’ comungam a mesma invisibilidade, esse apelo ao outro lado da imagem e da palavra. O poema antevê o cinema!” É dessa forma que o cineasta catarinense Sylvio Back define o elo entre a poesia e o cinema. Diretor de clássicos e polêmicos do cinema nacional –“Lance Maior”, “Aleluia, Gretchen”, “República Guarani”, “Rádio Auriverde” e “O Contestado: Restos Mortais” são alguns deles—, ele diz acreditar na conciliação entre as duas artes, “como se, aparentemente, poema e cinema dormissem juntos e jamais tivessem trocado algum afago”.

Aos 83 anos, ele lança no mês que vem “Silenciário”, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Com um núcleo de 35 poemas inéditos, é um compêndio, na íntegra, de uma das duas vertentes de sua poesia, com livros de 1988 –“Moedas de Luz”– a 2014 –“Kinopoems”.

Confira o texto completo da Folha de São Paulo aqui.

Tags: cinemaEditora da UFSCEdUFSCSylvio BackUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina