Documentário ‘Anauê! O Integralismo e o nazismo na região de Blumenau’ é tema de debate
O Cine Panorama, a Udesc Alto Vale e o projeto Cinemática promovem nesta quarta-feira, 10 de março, o debate Mephisto em cena: memórias recentes em Anauê. O evento tem início às 19h e será transmitido pelo canal do Cinemática no Youtube.
A partir de uma releitura do filme premiado com Oscar de Melhor Filme Estrangeiro Mephisto (1981), de Itszan Szabó, o documentário Anauê! O Integralismo e o nazismo na região de Blumenau, de Zeca Pires, é ponto de partida para uma conversa livre e com participação do público. Os debatedores são os cineastas Zeca Pires e Sylvio Back e os professores de História Sara Nunes e Carlos Bartel. A mediação é de Viviane Caliskevstz.
Anauê! é um documentário com produção de Maria Emília de Azevedo, montagem de Giba Assis Brasil e fotografia de Adenor Gouvea. Está online e disponível sem cortes no Youtube.
Sobre os convidados:
O cineasta catarinense Zeca Pires é diretor de Anauê!, longa-metragem realizado com apoio do Prêmio Catarinense de Cinema, da Fundação Catarinense de Cultura.
Sylvio Back é um dos grandes cineastas brasileiros vivos, escritor, roteirista, crítico e provocador. Seu filme Aleluia Gretchen (1976) é uma antevisão da memória viva do nazismo em terras brasileiras.
O professor Carlos Bartel (IFC Ibirama) é doutor em História pela UFRGS, com pesquisa recente sobre a ascensão de grupos neonazistas na Região Sul do Brasil.
A professora Sara Nunes (IFC Blumenau) é doutora em História Cultural pela UFSC, com pesquisa sobre cinema e educação.
Viviane Caliskevstz é professora de Geografia, pesquisadora da área de patrimônio cultural, membro titular do Conselho Estadual de Cultural de Santa Catarina e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ibirama.
A coordenação do Cine Panorama é do professor Sergio Marian (Udesc Alto Vale), com programação e curadoria de Pedro MC (Cinemática) e apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.