Dissertação de pesquisadora da UFSC sobre cinema e Política de Boa Vizinhança vira livro

15/03/2021 14:48

“Fantasia: do Cinema de Animação à Política de Boa Vizinhança” é um livro derivado da dissertação de mestrado da historiadora catarinense Nayara Régis Franz. Ela cursou a graduação e o mestrado em História na UFSC, orientada pelo professor Alexandre Busko Valim, e defendeu sua dissertação em abril de 2019. Em 2020, o texto passou por algumas revisões, foi adaptado para versão em livro e publicado pela Editora CRV.

Mestra em História Cultural, Nayara dedicou seus estudos à História do Cinema, aprofundando-se, especialmente, na História do Cinema de Animação e na vida e obra de Walt Disney. Segundo a pesquisadora, o cinema é um produto que é tanto cultural quanto industrial, e por isso pode ser tomado como fonte para debates que envolvem relações sociais, culturais, políticas e econômicas. “Inclusive, o cinema pode nos ajudar a entender certos períodos da História do Brasil”, explica a pesquisadora.

O tema do livro dialoga com a Segunda Guerra Mundial, momento em que Walt Disney estabeleceu parcerias com o governo estadunidense, e encaminhou as suas produções para uma finalidade diplomática específica: a Política de Boa Vizinhança. Esse assunto já é bastante conhecido pela historiografia, e se sabe que o personagem Zé Carioca foi criado pelo cineasta mediante os interesses políticos entre o Brasil e os Estados Unidos, no início dos anos 1940. No entanto, a participação do filme Fantasia nesses mesmos acordos é um tema inédito. A autora encontrou fontes de imprensa até então pouco exploradas, que revelaram que a participação política de Fantasia é anterior à criação de Zé Carioca. Ou seja: Fantasia é o começo dessa história. Ela representa uma lacuna que estava faltando.

De acordo com Nayara, “o tema da Política de Boa Vizinhança é importante para nos ajudar a entender como e por que os Estados Unidos tem tanta influência na sociedade e na cultura brasileira. Foi a partir desse período que a cultura estadunidense se mesclou com a cultura nacional, e permanece presente no nosso vocabulário, nos nossos gostos, hábitos e comportamentos. O cinema foi um dos meios que veicularam essa influência no Brasil, e é essa relação que é abordada no livro”.

Nayara aponta que o livro é indicado “para todos que se interessam por História do Brasil, Cinema, Relações Internacionais, e Segunda Guerra Mundial. Para os estudantes de cinema, o livro também contribui com discussões acerca de análises fílmicas, e de abordagens da teoria e da crítica cinematográfica”.

Os exemplares estão disponíveis na livraria Livros & Livros e no site da editora.

Tags: FantasiahistóriaHistória do BrasilPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaWalt DisneyZé Carioca