Serviço de telepediatria do HU é tema de artigo publicado em revista internacional

22/02/2021 11:39

A pandemia de Covid-19 impôs uma série de mudanças na oferta de serviços de saúde. Entre as inovações implementadas pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC), em parceria com o Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina e o Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT), destaca-se a telepediatria. A experiência com os atendimentos on-line e os primeiros resultados observados são relatados em artigo publicado na última quinta-feira, 18 de fevereiro, na revista científica internacional Telemedicine and e-Health.

Segundo o professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC Aldo von Wangenheim, um dos autores do artigo, a oferta da telepediatria no HU/UFSC aproveita a abertura oferecida pela nova Lei da Teleconsulta e a infraestrutura do STT.  “A continuidade, com segurança, da oferta de serviços de atendimento pediátrico durante a pandemia é essencial. É especialmente importante oferecer ao pediatra ferramentas para o atendimento continuado de crianças já em tratamento, ao mesmo tempo oferecendo a segurança do paciente poder ser atendido em casa e de se poder abrir um bom canal de comunicação com os pais”, afirma Aldo.

Os teleatendimentos ocorrem por meio de uma plataforma on-line que comporta chat, áudio e vídeo e são direcionados a pacientes que já estavam em acompanhamento pela equipe, ou seja, que passam ou já passaram por consultas presenciais. O encaminhamento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme seus organizadores, esse é o primeiro serviço de telepediatria do sistema público de saúde brasileiro. Nos três primeiros meses de funcionamento, foram atendidos 75 pacientes de diversas cidades, totalizando 109 consultas.

Conheça melhor o serviço no programa Papo Saúde, do Telessaúde SC:

Mais informações nos sites telessaude.sc.gov.br e telemedicina.ufsc.br e pelo e-mail contato@incod.ufsc.br.

Tags: coronavírusextensão coronavírusHospital UniversitárioHUHU CoronavírusPediatriatelemedicinatelessaúdeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina