Relatório da UFSC aponta redução de mais de 50% nas negociações licitatórias em 2020

09/02/2021 17:09

Total de processos tramitados em 2020

Nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, o Departamento de Licitações (DPL), vinculado à Pró Reitoria de Administração (Proad) da UFSC, divulgou o relatório anual das atividades desenvolvidas pelo setor no exercício de 2020. Dentre as informações trazidas na 6ª edição, destaca-se o percentual de 58,09% alcançado nas negociações licitatórias. O número é oriundo da diferença entre valores estimados pela Administração para fins de aquisição e/ou contratação de diversos objetos para atendimento dos anseios da UFSC e os valores finais homologados após a conclusão das licitações realizadas e que irão viabilizar as ações citadas.

O diretor do DPL, Ricardo Porto, destaca que este percentual representa o montante de R$ 91.080.876,57 de redução se comparado com os valores estimados para a realização das 168 licitações concluídas pelo departamento em 2020, que totalizavam inicialmente R$ 154.154.678,12, referenciais estes apurados na fase que antecede a abertura de uma licitação e com base em regramentos legais.

Porto enfatiza que esse percentual atesta o exercício da negociação em processos licitatórios materializado na atuação da equipe de pregoeiros do departamento, prática enfatizada com os preceitos do Decreto n. 10.024/2019, dispositivo que regulamenta a licitação na modalidade pregão e sob a forma eletrônica.

Na percepção de Fábio Rosa, chefe do Setor de Apoio Geral e Transparência do DPL, desde 2013, o relatório mostra-se como um retorno prestado à sociedade, que muitas vezes desconhece dados e informações a respeito dos processos licitatórios realizados pelos órgãos vinculados à Administração Pública.

Valores finais dos processos licitatórios em 2020

“A comunidade universitária e a sociedade de modo em geral merecem nosso respeito no que tange aos números que envolvem a aplicação de recursos públicos, sendo nosso dever apresentar tais resultados com a maior transparência possível”, cita Porto.

Confira o relatório neste link.

 

Tags: DPLlicitaçõesricardo portosetor de apoio geral e transparênciaUFSC