Página das Práticas Pedagógicas Inspiradoras está aberta para relatos de todo o Brasil

19/02/2021 10:54

Desde dezembro de 2020, educadores da Universidade Federal de Santa Catarina mostram suas experiências na página Práticas Pedagógicas Inspiradoras, criada pela Secretaria de Educação a Distância (Sead) para reunir e divulgar relatos que sirvam de referência para os docentes aperfeiçoarem suas disciplinas nas atividades não-presenciais. Várias abordagens foram trazidas pelos educadores e estão disponíveis para consulta na página, apresentando diferentes modelos para incrementar o aproveitamento, tarefa fundamental no ensino, especialmente durante o afastamento imposto pela pandemia da Covid-19.

Inicialmente, o projeto coletou exemplos dentro da Universidade. Agora intensifica o intercâmbio, com propostas criadas também em outras instituições de todo o país. Para isso, está recebendo delas as práticas, conforme os temas previstos, da mesma maneira que aqueles desenvolvidos na UFSC: Metodologia de ensino, Organização da disciplina, Apresentação da disciplina, Recurso tecnológico, Atividade pedagógica do Moodle, Processo interativo síncrono, Processo interativo assíncrono, Acessibilidade e Avaliação.

Ao reunir essas iniciativas, a Sead espera que “a sociedade brasileira conheça melhor os bons exemplos nas instituições de ensino e que sejam inspiração para outros profissionais. Práticas criativas, recurso tecnológicos, estratégias de engajamento e motivação, sistemas de diálogos, novas utilizações de ferramentas disponíveis ou qualquer método inovador que tenha aplicado, especialmente desde o início do isolamento causado pela pandemia, mas também antes dela, para aproximar estudantes e professores e melhorar o aproveitamento no ensino remoto”.

Mais informações em ppi.sead.ufsc.br

Tags: Práticas InspiradorasSecretaria de Educação a Distância (Sead)UFSC