Vogue é tema de oficina na Semana da Dança UFSC neste sábado, 21

20/11/2020 15:25

Foto: divulgação

Foi na década de 1990 que o estilo “Vogue” ficou conhecido no mundo todo, tornando-se referência de moda, nas poses performadas, no universo das supermodelos e na gestualidade. Sucesso à parte, a dança vem de muitos anos antes. Em 1940 a expressão corporal surgiu dentro do presídio Rikers Island, uma penitenciária do Harlem, localizada em Nova Iorque (EUA). O único entretenimento possível e disponível para o público LGBTQIA+ eram as revistas Vogue. Inspirados nas imagens, a diversão era imitar as poses das modelos. O estilo é tema de oficina gratuita realizada  neste sábado, 21 de novembro, a partir das 15h, por Will Sorceress, um dos fundadores junto com Ednei Sorceress do projeto House of Sorceress de Florianópolis.

Oficinas

A oficina prática é dividida em dois momentos. Às 15 horas com o tema “Poses: caminhos para a nova e a antiga forma do Vogue” com Izhy Sorceress e Will Sorceress. Às 16h30, será apresentado “Os 5 elementos do Vogue Femme” com Izhy Sorceress, All Sorceress.

O Vogue possui três vertentes: Old Way, New Way e Vogue Femme. O Old Way, inicialmente chamado de “Pop, Spin and Dip” foi a primeira manifestação do estilo e tem como referência as poses de revista, hieróglifos egípcios, militarismo e artes marciais. As outras duas vertentes se desenvolvem a partir desta corporalidade.

O New Way utiliza parte do “Old Way” , porém propõe novos caminhos através da flexibilidade corporal.  Já o Vogue Femme nasce na/o corpa/o das Femme Queens, mulheres trans e travestis que performavam o Pop, Spin and Dip de maneira mais sinuosa com grande valorização do corpo.

Foto: divulgação

A técnica flui através de cinco elementos bases: Cat Walk, Duck Walk, Hands Performance, Floor Performance e Spin and Dip. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas no site www.semanadadancaufsc.com Além das oficinas, o projeto abre Roda de Conversa dia 20 de novembro, às 21h, com “Vivência Gorda e Cultura Ballroom” com Ednei Sorceress.

Semana da Dança UFSC

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC – faz parte da celebração de 60 anos da UFSC – é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). Tem apoio da TV UFSC e parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019.

Serviço

O quê: Oficina “Poses: caminhos para a nova e a antiga forma do Vogue” e oficina “Os 5 elementos do Vogue Femme”

Quando: 21 de novembro, às 15h e às 16h30, respectivamente

OndeCanal Semana da Dança UFSC no YouTube