Revista da Fapeu destaca projetos de pesquisa e extensão da UFSC

19/11/2020 08:48

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) está lançando a 12ª edição da Revista da Fapeu, publicação anual em formatos impresso e digital nos quais são apresentados projetos apoiados pela fundação. A edição eletrônica está disponível no site da Fapeu e a versão impressa começa a circular nos próximos dias com tiragem de 2,5 mil exemplares. 

Em 76 páginas, a revista apresenta 25 projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre alguns dos temas abordados estão iniciativas de abrangências estadual, nacional ou internacional nas áreas de medicina, ambiente, design, economia, infraestrutura, saúde, indústria e outros.

“Com esta revista buscamos ir além dos círculos acadêmicos e expor à sociedade o quanto e o tanto que é realizado nos laboratórios universitários”, destaca a diretoria executiva no editorial da publicação.  A edição também traz uma entrevista exclusiva com o professor Fernando Peregrino, reeleito dia 11 de novembro para mais um mandato como presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de pesquisa Científica e de Tecnologia (Confies).

Na entrevista, Peregrino aborda o futuro dos projetos de pesquisa e extensão, as perspectivas para o pós-pandemia e destaca a relevância da Fapeu para a realização dos programas. “As fundações, como a Fapeu, são capazes de transformar ideias em serviços e produtos”, destaca o dirigente, que também recordou do ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier: “A UFSC tem essa marca única: a de ter um reitor levado à morte pelo desespero de ver seu nome enxovalhado por agentes inescrupulosos.”

Texto: Assessoria de Comunicação da Fapeu

 

 

Tags: fapeuFundação de Amparo à Pesquisa e Extensão UniversitáriaRevista da FapeuUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina