Seminário aborda percolação dirigida no cérebro nesta sexta, 23 de outubro

16/10/2020 19:46

No dia 23 de outubro, sexta-feira, a partir das 10h10min, ocorre o seminário ‘Subamostragem de sistemas críticos revela leis de escala aparentes e coloca o cérebro na classe de percolação dirigida”, com Maurício Girardi Schappo, pesquisador da Universidade de Ottawa, no Canadá, e mestre e doutor do Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFSC/UFSC), promotor do evento.

O evento é gratuito e obrigatório aos matriculados na disciplina de Seminário do PPGFSC. Par acompanhar o seminário, acesse o link abaixo:

>>>Seminário Maurício Girardi Schappo<<<

Sobre a pesquisa

O seminário aborda as chamadas avalanches no cérebro. Observadas pela primeira vez há duas décadas, as avalanches no cérebro se caracterizam como um processo em que cada neurônio excita outros neurônios, gerando uma cascata, ou avalanche, de atividade neural. Esse processo de ramificação da atividade neural é capaz de otimizar a sensibilidade da rede a estímulos externos, além de melhorar a capacidade de memória e o poder computacional do cérebro. Entretanto, há controvérsia experimental sobre se o cérebro deve ser um sistema auto-organizado sobre um ponto crítico: experimentos diferentes resultam em expoentes críticos diferentes, e acabam não concordando sobre qual seria a classe de universalidade do cérebro — algo que seria fundamental para que a hipótese da criticalidade cerebral ganhasse um respaldo mais sólido.

Neste trabalho, Maurício parte de uma rede balanceada de neurônios excitatórios e inibitórios e mostramos que, quando o modelo é sujeito ao mesmo tratamento que os dados experimentais,  é capaz de reproduzir a lei de escala não-usual observada experimentalmente. Ainda, é exibido que essa lei de escala não-usual decorre diretamente da subamostragem do sistema em torno de uma transição de fases do tipo percolação dirigida.

Tags: Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFSC)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina