Maternidade do HU/UFSC completa 25 anos com história de humanização e trabalho de equipe

09/10/2020 11:17

No próximo dia 24 de outubro, a maternidade do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) completa 25 anos, chegando a esta idade com uma série de conquistas, com uma história consolidada, mas ainda cheia de energia e projetos. Trata-se de um estrutura composta por Ambulatório de Pré-natal de alto risco, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto, Unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos Neonatais, Central de Incentivo ao Aleitamento, Núcleo de Medicina Fetal e Emergência Obstétrica que presta assistência personalizada e humanizada à mãe, ao bebê e à família.

Com 25 anos, a maternidade do HU é modelo nacional na assistência, detém desde 2000 o prêmio Galba de Araújo, que reconhece e premia as instituições que se destacam pelo parto humanizado. Tem ainda o selo de Hospital Amigo da Criança e é Centro de referência Nacional no Método Canguru. Hoje, são 220 partos por mês em média, somando 43.978 partos (dados atualizados em 30/09/2020) nestas duas décadas e meia, assistidos por uma equipe interdisciplinar composta por médicos obstetras, neonatologistas e anestesistas; equipe de enfermagem; fonoaudiologia, psicologia; nutricionista, fisioterapia, terapeuta ocupacional e assistente social que atuam em todo o processo envolvendo mãe, recém-nascido e família.

A maternidade começou oficialmente em 24 de outubro de 1995, entretanto, o processo foi iniciado na década de 80, envolvendo professores de Enfermagem e Pediatria da UFSC, que formaram uma comissão pró-implantação da maternidade, já com a filosofia de humanização e interdisciplinaridade. Em 1988, a direção do HU criou a Comissão de Implantação da Maternidade com representantes de diversas categorias profissionais e de departamentos da Universidade. Assim, a maternidade já foi gestada e nasceu com a filosofia que a acompanha até hoje: humanização e interdisciplinaridade.

No HU, o recém-nascido permanece com a mãe desde o nascimento até a alta, sendo que a Unidade Neonatal possui a finalidade de atender estritamente os RNs pré-termo e/ou de baixo peso e RNs com intercorrências clínicas. A maternidade, considerada pela UNICEF como Hospital Amigo da Criança, tornou-se uma geradora de mudanças na assistência e no ensino de obstetrícia, nas diversas áreas profissionais.

O Hospital é um Centro Nacional de Referência para o Método Canguru, modelo de assistência que humaniza e melhora os resultados e qualidade de vida dos recém natos prematuros e de baixo peso. O serviço de gravidez de alto risco e medicina fetal realiza reuniões frequentes e procura realizar uma assistência segura, atualizada e com respeito aos aspectos psicossociais da paciente.

Paralelamente, a maternidade gerou uma série de trabalhos científicos, reforçando o caráter de hospital de ensino, com inúmeros artigos apresentados e publicados. Assim, somado ao destaque na assistência, a maternidade, desde sua ativação, cumpre sua função de ensino sendo campo de estágios curriculares aos alunos da UFSC dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fonoaudiologia e alunos de outras universidades do estado de Santa Catarina conveniadas ao hospital.

A especialização profissional se faz presente com a residência em Ginecologia e Obstetrícia, criada em 2006, e com a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, com ênfase na Saúde da Mulher e da Criança, desde 2013. A maternidade do HU/UFSC mantém pactuação com o programa Rede Cegonha, do governo federal, que tem como objetivo estruturar a atenção à saúde materno-infantil no Brasil.

Marcos históricos da Maternidade do HU/UFSC

Década de 80 – Professores dos Departamentos de Enfermagem e Pediatria e enfermeiras da área materno-infantil do Hospital Universitário da UFSC formam a Comissão Pró-implantação da Maternidade. Na época foi esboçada a filosofia assistencial, tendo como premissa a humanização e a interdisciplinaridade.

1988 – A Direção Geral do HU-UFSC designou oficialmente por meio de portaria uma Comissão de Implantação da Maternidade com representantes de diversas categorias profissionais e de Departamentos de ensino da UFSC.

1992 – A Direção Geral do HU-UFSC assumiu como meta prioritária a ativação da maternidade. A Comissão de Implantação organizou a área física e buscou recursos físicos e materiais para erguer a maternidade. A ideia era já elaborar todas as rotinas que pudessem concretizar a implantação daquela filosofia, ou seja, mostra como iria funcionar a maternidade humanizada no dia a dia.

1994 – Foi realizado concurso público para contratação dos profissionais que atuariam na maternidade.

1995 – Em 24 de outubro é inaugurada a maternidade. Nasce o primeiro bebê. A Comissão de Implantação se transforma no Grupo Interdisciplinar de Assessoria à Maternidade (GIAM), com o propósito de assegurar a manutenção da filosofia do atendimento humanizado, em dezembro do mesmo ano foi realizado na maternidade o “1º Encontro de Gestantes do 3º Trimestre”, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de nascimento e oportunizar as gestantes e acompanhantes visita na área física da maternidade. Esta atividade se consolidou em encontros sistemáticos realizados mensalmente.

1996 – Teve início o projeto de extensão Grupo de Gestantes e Casais Grávidos, coordenado por docentes do Departamento de Enfermagem e psicóloga da Maternidade do HU e com a participação de profissionais que atuam na Maternidade, considerado um dos projetos permanentes da UFSC.

1997 – A partir de sua filosofia assistencial a maternidade do HU/UFSC já “nasceu amiga da criança”, o que conferiu ao HU-UFSC, o título de Hospital Amigo da Criança, o qual foi fruto de ações coordenadas pela Central de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM). Este título é uma estratégia da Organização Mundial da Saúde e UNICEF com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. Até hoje, o HU mantém este título.

2000 – A maternidade do HU/UFSC conquistou o prêmio Professor Galba de Araújo, de Maternidade Segura, um título concedido pelo Ministério da Saúde para unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que têm prática de humanização no parto e no nascimento. No mesmo ano, o HU/UFSC recebeu indicação do Ministério da Saúde de Centro Nacional de Referência no Método Canguru, pela prática da assistência humanizada ao recém-nascido pré-termo e de baixo peso e sua família. Como um centro de referência passou a realizar capacitações para profissionais de diversos serviços do país a fim de implantarem este método na assistência neonatal.

2013 – O Grupo interdisciplinar de Assessoria à Maternidade passou a ser a Comissão Permanente de Apoio à Maternidade (Comater), composta por representantes dos serviços e setores que compõem a maternidade, os quais se reúnem sistematicamente para debater e encaminhar temas relacionados a manutenção da sua proposta filosófica.

Texto: Unidade de Comunicação Social do HU/UFSC

Tags: Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC)HU/UFSCMaternidade HUUFSC