Câmara de Graduação aprova mais dois convênios de duplo diploma
A Câmara de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira, 26 de agosto, mais duas propostas de convênios de dupla diplomação. Foram aprovados acordos de duplo diploma entre o curso de Engenharia Civil da UFSC e as universidades francesas Polytech Marseille e Polytech Nantes. Com esses, já são 15 os convênios de duplo diploma que a UFSC mantém com instituições estrangeiras. “Essa ação está alinhada ao que estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, além de colaborar com os indicadores de avaliação dos rankings internacionais”, afirma o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa.
O Programa Internacional de Dupla Diplomação da UFSC é regulamentado pela Resolução Normativa nº 37/CUn/2013. A resolução estabelece, entre outros pontos, que os cursos de graduação que aderirem ao programa deverão elaborar um Projeto Pedagógico de Equivalência das Matrizes Curriculares, “observando aspectos como conteúdos, carga horária mínima total exigida para integralização curricular em cada universidade, bem como equivalências das menções finais de avaliação de aproveitamento acadêmico”.
Em 2014, a UFSC firmou seu primeiro convênio de dupla diplomação com uma instituição estrangeira: entre o curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação e o Curso de Graduação Engenharia Elétrica (ênfase em Automação) da École Supérieure d’Electricité (Supelec), da França. Desde então, outros convênios foram firmados, envolvendo principalmente cursos do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC e instituições francesas.
Para obter a dupla diplomação, o aluno precisa cursar, com aproveitamento, no mínimo dois terços da carga horária do curso de graduação da UFSC. De posse de um diploma reconhecido pela UFSC e pela universidade estrangeira conveniada, o estudante fica automaticamente habilitado a exercer sua profissão em ambos os países.