#QuarentenaArteUFSC apresenta: Bateria da Associação Atlética Acadêmica do Campus Araranguá

29/07/2020 13:03

A #QuarentenaArteUFSC apresenta “Breque Quadradinho”, da Bateria da Associação Atlética Acadêmica do Campus Araranguá (BaterAAACA):

A Bateria da Associação Atlética Acadêmica do Campus Araranguá (BaterAAACA), foi fundada em 2017 por estudantes que visavam a uma maior interação com a torcida nos campeonatos dos quais a associação participava. Nos últimos anos, vêm atuando dentro e fora da universidade, levando a linguagem musical como forma de promover o desenvolvimento cognitivo e interpessoal, além, de ser agente de promoção da saúde mental de quem a compõe, buscando, de maneiras dinâmicas, ser um espaço de expressão e relaxamento.

Hoje o grupo é composto por 19 membros, que, além de estudar e praticar música, atuam na gestão e no desenvolvimento da bateria, nas mais diversas áreas de gerenciamento, com o intuito de difundir a cultura do samba e resgatar a força da cultura popular brasileira através da musicalidade. Em meio à pandemia, a Bateria precisou se reinventar para manter suas atividades. Permanece atuando com oficinas, processos seletivos e ensaios online, além de ações sociais, histórias em quadrinho e apresentações em vídeos.

A Bateria da Associação Atlética Acadêmica do Campus Araranguá (BaterAAACA) é um projeto de extensão que recebe apoio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) por meio do Edital Bolsa Cultura. A ação é coordenada pelo professor Carlos Alberto Severo Garcia Júnior, do Departamento de Ciências da Saúde do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá (DCS/CTS/ARA). O edital fornece auxílio financeiro a estudantes de graduação, incentivando a participação de alunos no processo de criação artístico-cultural e proporcionando o envolvimento dos estudantes.

A #QuarentenaArteUFSC é a ação colaborativa da SeCArte que oferece alternativas artísticas culturais que possam ser apreciadas pela internet. A iniciativa objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC. Para participar basta enviar mensagem nas redes sociais da SeCArte (Facebook Instagram) ou publicar a atividade artística cultural nas mesmas redes sociais com a hashtag #QuarentenaArteUFSC. Também é possível participar pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Mais informações sobre a BaterAAACA pelas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube) ou pelo e-mail bateraaaca@gmail.com.

Tags: #QuarentenaArtebolsa culturaCampus AraranguáSeCArteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina