Pós em Física da UFSC promove seminário sobre Física e Mercado Financeiro

13/07/2020 10:55

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC irá promover o seminário “Física e Mercado Financeiro”, com André Felipe Garcia (Intertrading Investimentos/XP Investimentos), na sexta-feira, 17 de julho, às 10h15, pelo YouTube.

Confira o resumo do palestrante: “O mercado financeiro é uma indústria de proporções gigantescas no mundo e em visível expansão no Brasil. Nas últimas décadas uma parcela significativa de pessoas formadas em ciências exatas, como engenheiros, matemáticos e físicos passaram a integrar o quadro de colaboradores de instituições financeiras que procuram qualificações técnicas e analíticas para análise de risco e modelagem de sistemas dinâmicos e estocásticos. Neste seminário falarei brevemente sobre algumas possibilidades de carreiras “amigáveis” a físicos, matemáticos e engenheiros no mercado financeiro. Em seguida farei uma apresentação dos instrumentos de derivativos financeiros e do modelo de Black and Scholes, amplamente usado para a precificação de opções de ações. Na última década o mercado internacional de derivativos superou em tamanho o mercado de ações e de títulos públicos, adquirindo uma relevância inédita. Esse fenômeno levou à elaboração e evolução de diversos modelos de precificação de derivativos usados atualmente. Por último, apresentarei exemplos de estratégias envolvendo operações estruturadas com opções e mostrarei as relações risco/retorno de cada uma delas”.

O evento pode servir como reposição da disciplina “Seminários”. Mais informações na página do programa.

Tags: físicaliveMercado financeiroPós em FísicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina