Live do Projeto CoronaGIS discute o impacto da Covid-19 na educação em Santa Catarina

13/07/2020 10:37

Como podemos entender o impacto da COVID-19 em Santa Catarina no campo da educação? Quais cenários podemos considerar diante desta situação, em temos de trabalho, labor, ação e indivíduo? As professoras Kalina Salaib Springer (UFSC), Luciana Vieira (Rede Educacional de SC) e Vivian da Silva Celestino Reginato (UFSC/Coordenadora do Projeto CoronaGIS) irão discutir estas questões na segunda live do Projeto CoronaGIS, na quarta-feira, 15 de julho, às 18 horas, no YouTube

Além dos diversos desafios que a pandemia ofereceu à sociedade, como a sobreposição do trabalho e do labor, os relacionados à área da educação são dos mais importantes. Isso, porque, em tempos de isolamento, mães e pais cumprem parcialmente o papel de professor/a, e essa experiência tem sobrecarregado suas atividades diárias, além de se somar a equívocos e confusões sobre o processo da educação formal.

Por outro lado, o parco conhecimento das legislações educacionais que vigoram no território catarinense, oferece mais questões sobre quais e como os marcos legais devem ser seguidos, do que necessariamente encaminhar orientações para uma resolução possível e coerente.

Neste conjunto, o fazer diário ainda se manifesta nas formas de ansiedades, angústias, tédios, sentimentos que não são exclusivos para quem é filho, mãe e/ou pai ou cumpre essa função, mas também estão presentes em estudantes e professores/as, sobretudo, quando relacionados a inevitável conciliação entre o trabalho domiciliar e o cotidiano vivido, o público e o privado.

O projeto CoronaGIS busca desenvolver sistema Web para cadastro e divulgação do COVID-19. Os pesquisadores têm utilizado, como Estudo de Caso, a evolução da pandemia desde o dia em que ocorreu a confirmação do primeiro caso de COVID-19. Diversas análises têm sido realizadas no sentido de mapear a ocorrência e a difusão do vírus no Estado, desenvolver índices de suscetibilidade, bem como estimar o pico da curva epidêmica.

Tags: CoronaGIScoronavírusextensão coronavíruslivepesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina