Grupo de estudos e Laboratório da UFSC publicam pesquisas sobre Covid-19 em revista nacional

31/07/2020 16:14

O Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit) e o Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (Gedri), ambos vinculados ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicaram duas pesquisas sobre Covid-19 na Revista de Geografia Médica (Hygeia). Os temas estão na ótica de dos estudos sobre a difusão espacial, no Brasil e também no Rio Grande do Sul.O artigo intitulado “Relações entre a distribuição espacial da Covid-19 e a dinâmica dsa interações espaciais no estado do Rio Grande do Sul” analisa as relações existentes entre a distribuição espaço-temporal dos casos de COVID-19, as mobilidades inter-regionais e pendulares e as atividades produtivas no Rio Grande do Sul. O estudo demonstra que a difusão espacial do SARS-CoV-2 e a localização dos casos de Covid-19 tem obedecido relativamente aos padrões dos volumes e frequências de deslocamentos conhecidamente regionais em eixos rodoviários, bem como características de certas atividades produtivas e de reprodução social.

O segundo artigo publicado na revista Hygeia possui o título de “Transporte aéreo de passageiros e o avanço da Covid-19 no Brasil”. Na publicação, são analisadas as medidas adotadas pelo setor aéreo e Estado, visando demonstrar seu impacto na circulação de pessoas na rede urbana com maiores índices de Covid-19. O texto demonsta que a espacialização desses dados indica que a disseminação do vírus poderia ter sido reduzida caso se adotassem medidas mais severas na regulação do transporte aéreo de passageiros.

Para ter acesso aos artigos na íntegra, basta acessar os links abaixo:

Relações entre a distribuição espacial da Covid-19 e a dinâmica dsa interações espaciais no estado do Rio Grande do Sul

Transporte aéreo de passageiros e o avanço da Covid-19 no Brasil

 

Tags: coronavírusgeociênciasGrupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (Gedri)Laboratório de Estudos sobre Circulaçãopesquisa coronavírusTransporte e Logística (LabCit)UFSC