Departamento de Saúde Pública, Pós em Saúde Coletiva e em Saúde Mental lançam manifesto sobre avanço da Covid-19

02/07/2020 17:40

O Departamento de Saúde Pública, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançaram na segunda-feira, dia 29 de junho, um manifesto sobre o avanço da epidemia de Covid-19 no estado de Santa Catarina e na cidade de Florianópolis. O documento destaca as recentes medidas de flexibilização de atividades econômicas que ocorreram na cidade de Florianópolis. “A partir de informações oficiais se pode observar o aumento expressivo no número de casos novos, no número de casos ativos, na letalidade e na taxa de ocupação dos leitos de UTI em todo estado. Particularmente, na cidade de Florianópolis, os dados do Covidômetro1 da Prefeitura Municipal, em 29/06/2020, dão conta de que estamos próximos do colapso da oferta de leitos, com 85,96% de taxa de ocupação, e que o número de casos ativos quadruplicou nas últimas quatro semanas”, traz o texto.

O manifesto conclama ao poder público, aos setores econômicos e à população geral “a reflexão sobre a necessidade urgente de que medidas de distanciamento social sejam reforçadas no estado e na cidade de Florianópolis, a fim de que possamos enfrentar apropriadamente a epidemia, respaldados nas melhores evidências científicas. Somente assim se cumpre o papel de proteger as pessoas e salvar vidas”.

Confira a íntegra do texto.

 

Tags: coronavírusCovid-19Departamento de Saúde Públicadicas coronavírusmanifestopandemiaPós-Graduação em Saúde ColetivaPós-Graduação em Saúde Mental e Atenção PsicossocialUFSC