Primeiro livro brasileiro sobre fundamentos da fabricação de revestimentos cerâmicos foi escrito por professores da UFSC
Já em sua segunda edição, o livro “Tecnologia de fabricação de revestimentos cerâmicos” traz os princípios científicos e tecnológicos envolvidos na fabricação de produtos cerâmicos, com ênfase nos que têm como aplicação principal o revestimento de paredes ou pisos, internos ou externos. Foi o primeiro livro do gênero originalmente publicado no Brasil, tendo como autores os Profs. Antonio Pedro Novaes de Oliveira e Dachamir Hotza, ambos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
“O livro representa uma importante contribuição para o aprimoramento e atualização dos que atuam na área e um ótimo incentivo para que outros profissionais possam se interessar por este setor tão carente de recursos humanos especializados”, escreveu, no Prefácio da obra, Anselmo Ortega Boschi, Editor-chefe da Revista Cerâmica Industrial.
A ideia central é fazer um retrato do presente, com base nas experiências do passado, mas apresentando também algumas perspectivas futuras de desenvolvimento dos revestimentos. Tanto que no primeiro capítulo há uma contextualização histórica da cerâmica em geral e dos revestimentos cerâmicos em particular, fartamente ilustrada por imagens como a do Portão de Ishtar, construído em 575 a.C. na Babilônia por ordem do rei Nabucodonosor II.
O segundo capítulo dá uma visão geral do processo de fabricação, descrevendo cada uma das etapas e suas diversas alternativas. Os capítulos 3, 4 e 5 detalham as etapas do processo de fabricação de revestimentos porosos, produtos gresificados e porcelanatos, produzidos por via úmida. O último capítulo aborda alguns dos principais desafios atuais do setor, assim como possíveis desdobramentos futuros.
Sobre os autores
O Prof. Antonio Pedro Novaes de Oliveira (vinculado a UFSC desde 1982) é membro da American Ceramic Society e pesquisador do CNPq, Nível 1B. Ministra aulas na graduação e nos programas de pós-graduação do EMC, além de coordenar o VITROCER (Laboratório de Materiais Vitrocerâmicos).
Ele fundou o laboratório em 2011, após retornar do Pós-Doutorado, na Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH) na Alemanha (2009 – 2010). Seu Doutorado em Engenharia de Materiais foi feito na Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE), na Itália (1994 – 1997); e o Mestrado em Engenharia Mecânica no Posmec da UFSC (1991 – 1993), instituição em que se graduou em Engenharia de Produção Mecânica (1984 – 1990). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica com ênfase em manufatura aditiva (impressão 3D), materiais nano-estruturados e nanotecnologia, vidros e vitrocerâmicas, e reaproveitamento de resíduos sólidos industriais. Mais em http://lattes.cnpq.br/3841865014315126.
Professor Titular na UFSC (1996 – atual) e colaborador do EMC, Dachamir Hotza pertence ao grupo CERMAT (Núcleo de Materiais Cerâmicos e Compósitos) do EMC e coordena o Laboratório de Processamento Cerâmico (PROCER) no Departamento de Engenharia Química da UFSC. Tem experiência na área de Tecnologia Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em processamento, sustentabilidade e nanotecnologia. Fez Doutorado em Engenharia de Materiais (1996) na Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH) e Mestrado em Engenharia Mecânica (1991) no Posmec da UFSC, e nesta universidade se graduou em Engenharia Química (1988). Ministra aulas na UFSC há 23 anos. É membro da American Ceramic Society e pesquisador do CNPq, Nível 1B. Mais em http://lattes.cnpq.br/8674398558384129.
Onde comprar o livro
A segunda edição de Tecnologia de fabricação de revestimentos cerâmicos foi lançada em 2015 pela Editora da UFSC (Edufsc) e até dia 21 de junho está pela metade do preço (R$14,00) na Feira do Livro, no link abaixo:
Tecnologia de Revestimentos Cerâmicos – Feira do Livro UFSC
Texto: Equipe de Divulgação do EMC/UFSC