Peça teatral de grupo da UFSC participa de festival irlandês
A peça Minha pequena Irlanda, do grupo de teatro Ciclopatas, composto pela professora de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Dirce Waltrick do Amarante e por alunos e ex-alunos do curso, participa da programação internacional do Bloomsday Festival 2020, da Irlanda. A produção é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce, e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle.
O Bloomsday é um festival literário que ocorre em diversas parte do mundo em homenagem a James Joyce e seu famoso romance Ulysses, que foi ambientado em Dublin em 16 de junho de 1904. Devido à Pandemia de Covid-19, neste ano, a programação do Bloomsday Festival irlandês é completamente online. Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday ocorreu em 2002 e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.
Minha pequena Irlanda integrou a programação comemorativa do Bloomsday 2019 da capital catarinense, sendo apresentada nos dias 15 e 16 de junho no Teatro da UFSC, junto ao Departamento Artístico Cultural (DAC). A peça está disponível no Youtube e faz parte da programação do projeto #QuarentenaArte, ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC), que oferece alternativas artísticas culturais que possam ser apreciadas pela internet.
Ficha técnica:
Espetáculo: Minha pequena Irlanda (Grupo Teatral Os Ciclopatas)
Concepção e adaptação: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução de fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução das cartas de James Joyce e Nora Barnacle: Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros
Direção: Fabrício Bogas Gastaldi
Co-direção e operação de som e imagem: Dayane Ros
Atrizes: Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan
Vozes: Marina Bento Veshagem e André Zacchi
Iluminação: JV
Cenário e figurino: Dirce Waltrick do Amarante e Fabrício Bogas Gastaldi
Gravação: Bruno Shigeo
Edição: Marina Veshagem
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos