Live discute a difusão espacial da Covid-19 em Santa Catarina

29/06/2020 09:39

Como podemos entender a difusão espacial da Covid-19 em Santa Catarina? Quais cenários podemos considerar diante da situação da pandemia? Uma live do Projeto CoronaGIS irá discutir essas questões com os professores Paulo Fernando Meliani (UDESC),  Fabrício Augusto Menegon  (UFSC) e Eduardo Werneck Ribeiro (IFC). A discussão será no canal do YouTube do CoronaGIS, nesta quarta-feira, 1º de julho, às 18 horas. 

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) ofereceu aos setores científicos, políticos e econômicos uma diversidade de desafios. Um deles é sobre a difusão espacial da doença, que apresenta padrão urbano-rodoviário, considerando sua distribuição, concentração e propagação no território. Esses aspectos dimensionam-se também em escalas de ação diversas e múltiplas, seja das formas de proteção da população e do êxito do isolamento social, seja pelas decisões políticas de saúde com vias à contenção da propagação da doença.

O Projeto CoronaGIS desenvolver sistema web para cadastro e divulgação da propagação da Covid-19. Os pesquisadores têm utilizado a evolução da epidemia de coronavírus no Estado de Santa Catarina desde o dia em que ocorreu a confirmação do primeiro caso. Diversas análises têm sido realizadas no sentido de mapear a ocorrência e a difusão do vírus no Estado, desenvolver índices de suscetibilidade, bem como estimar o pico da curva epidêmica.

Mais informações na página do projeto.

Tags: coronavírusCovid-19liveUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina