#QuarentenaArte celebra os 81 anos do artista Rodrigo de Haro

06/05/2020 12:56

Em homenagem aos 81 anos de vida do artista Rodrigo de Haro, a #QuarentenaArte apresenta dois episódios do programa A Cor da Nossa Tela:

Diretor da série, Zeca Nunes Pires grava entrevista com o artista Rodrigo de Haro. Foto: divulgação

Filho do grande pintor clássico Martinho de Haro, Rodrigo nasceu em Paris no dia 6 de maio de 1939. No mesmo ano muda-se com a família para o Brasil. É membro da Academia Catarinense de Letras e, entre muitas obras plásticas que brotam de sua criatividade, um de seus trabalhos mais vistosos orna as paredes e a entrada da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas obras podem ser vistas na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, em homenagem à padroeira de Florianópolis, e também em mural na escola municipal Doutor Paulo Fontes, no bairro Santo Antônio de Lisboa. Na poesia, tem sua obra associada ao surrealismo e ao conjunto de poetas que surgiu no início da década de 1960 em São Paulo: Roberto Piva, Claudio Willer, Carlos Felipe Moisés e Antonio Fernando de Franceschi, dentre outros.

Sobre “A cor da nossa tela”

Criada em junho de 2015, a série tem por objetivo retratar os artistas plásticos que têm uma ligação com Santa Catarina. Já apresentou Eli Heil, Vera Sabino, Martinho de Haro, entre outros. Foi idealizada e é dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, coordenador do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias, estudantes do curso de Cinema da UFSC, Solana Llanes, Carol Morgan e Gabriela Augusto. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.

Confira todos os episódios

#QuarentenaArte é uma ação da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), em parceria com o DAC e a TV UFSC, que oferece alternativas artísticas culturais que possam ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC.

 

Para saber mais:

Artista Rodrigo de Haro recebe homenagem na UFSC

‘Nossos Monumentos’: reitoria da UFSC possui um dos maiores mosaicos da América Latina

Entrevista de Rodrigo de Haro concedida ao Programa Entrelinhas da TV Cultura

Devoção e mágica na arte de Rodrigo de Haro

Enciclopédia Itaú Cultural

Entrevista com o multiartista Rodrigo de Haro

Tags: #QuarentenaArtecoronavírusDACSeCArteTV UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina