Projeto online ajuda comunidade no desenvolvimento infanto-juvenil durante pandemia
O Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (Lance), do Departamento de Psicologia da UFSC, está desenvolvendo um projeto de extensão para ajudar pais e familiares a entreterem e estimularem suas crianças durante a pandemia. Para acompanhar o trabalho do grupo, basta seguir no instagram a conta @BrincaMente. O grupo divulga diversos materiais – como vídeos, cartilhas e conversas ao vivo – a fim de promover o desenvolvimento infanto-juvenil em casa.
Os conteúdos tratam de diversos temas e são direcionados a várias faixas etárias, desde a primeira infância até a adolescência. O objetivo é adaptar o conhecimento científico sobre estimulação cognitiva em crianças para que os pais consigam fazer em casa.
“Já que conduzir pesquisas e atividade de extensão presenciais na universidade se tornou inviável neste momento, que suas aplicações possam ser benéficas para as crianças que estão em casa”, diz a responsável pelo projeto, a professora Chrissie Carvalho e complementa: “pensamos em criar esse canal de comunicação para trocarmos informações, pesquisas, estudos e discussões sobre nosso tema principal: o desenvolvimento infantil e a neuropsicologia. A partir dele, tratamos de diversos assuntos que envolvem a infância e os processos cognitivos como a importância das funções executivas nos processos da atenção, planejamento, aprendizado e regulação emocional.”
A cada semana, a equipe do projeto determina um tópico de interesse – como rotinas para crianças, regulação emocional e memória de trabalho – e produz conteúdos relevantes sobre como estimular tais habilidades por meio de estratégias e brincadeiras. Nesta semana, por exemplo, o grupo dedicará as postagens para falar sobre regulação emocional: o que é regulação emocional, que brincadeiras podem ajudar a estimulá-la, que tipo de mídias (como filmes) podem ilustrar essas habilidades, entre outros tópicos.
Mais informações: https://www.instagram.com/brincamente/
Texto: Victoria Oldemburgo de Mello/graduanda de Psicologia e bolsista de Iniciação científica do Lance