Profissionais de saúde se fantasiam de médicos medievais para fazer campanha no Dia de Controle de Infecção

15/05/2020 14:36

Fantasiado de médico medieval distribuiu álcool gel e máscaras. Foto: divulgação.

Os presentes ao Hospital Universitário da UFSC (HU/UFSC) foram surpreendidos pela presença de dois médicos medievais que circularam por vários setores, distribuindo álcool gel e máscaras, dentro de uma campanha para alertar sobre o Dia Nacional de Controle de Infecção, 15 de Maio.

A representação, organizada pelo Serviço de Controle de Infecção e Segurança do Paciente, do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, foi realizada em todos os andares do hospital. De acordo com a enfermeira Taíse Costa Ribeiro Klein, o objetivo é reforçar a importância do controle de infecção, principalmente neste período de pandemia. “Alertamos para o básico, como usar álcool e máscara e lembramos do papel do profissional de saúde nesta luta contra as infecções”, disse.

Ela explica que a campanha faz parte dos trabalhos do setor, que realiza este tipo de atividade periodicamente, incluindo capacitações para o controle de infecções e uso correto de equipamentos de proteção e funciona permanentemente esclarecendo dúvidas e dando orientações nesta área.

Ação fez parte da campanha para alertar sobre o Dia Nacional de Controle de Infecção. Foto: divulgação

Na campanha realizada neste 15 de maio, os atores explicaram o motivo da representação e, tomando as medidas de precaução necessárias devido à pandemia da Covid-19, visitaram setores administrativos e assistenciais do hospital. As pessoas foram orientadas a higienizar as mãos com álcool antes de receberem as bisnagas de álcool e as máscaras de brinde, como parte da campanha.

A atividade contou com apoio da Divisão Médica e da Gerência de Atenção à Saúde, que forneceu as bisnagas de álcool em gel (oferecidas, como doação, ao HU), e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que forneceu as máscaras.

 

Unidade de Comunicação Social HU/UFSC

Tags: coronavírusHospital Universitário (HU/UFSC)UFSC