Professores da UFSC lançam e-book gratuito sobre Educação na perspectiva da cultura maker
O e-book “Integração de Tecnologias na Educação: Práticas inovadoras na Educação Básica -Volume 4“, organizado pelos professores Juarez Bento Silva, João Bosco da Mota Alves, Simone Meister Sommer Bilessimo e Leticia Rocha Machado, tem por objetivo apresentar o processo de planejamento, construção e aplicação de materiais educacionais em uma perspectiva de cultura maker realizado por professores de diferentes áreas da educação.
O livro foi produzido pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação (PPGTIC) do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Nesta publicação são apresentados relatos de experiência realizados em 2019 na disciplina “Tópicos Especiais em Tecnologia Educacional: Inovação, criatividade e compartilhamento na educação” do PPGTIC da UFSC. O intuito da disciplina ofertada foi de proporcionar um ambiente maker no qual os participantes (professores e profissionais atuantes na educação), pudessem construir planos de aula e objetos de aprendizagem para aplicar com seus alunos. Para tanto, o laboratório RExLab conta com um makerspace com espaço multiuso, maker e dinâmico, o qual visa o fortalecimento das relações de trabalho, co-criação, pesquisa e troca de experiências.
Assim, esse livro apresenta, além de um possível modelo pedagógico de formação de professores com base na cultura maker, relatos de experiência de nove professores que realizaram suas práticas pedagógicas utilizando elementos da cultura maker de produção de materiais personalizados para as necessidades dos alunos. Em cada relato é possível vislumbrar o processo percorrido de pesquisa, bem como as referenciais teóricas que embasaram a caminhada, assim como as potencialidades e desafios que estão inerentes a trajetória de inovação na Educação.
O e-book pode ser acessado no link abaixo: