Pesquisadores mapeiam o jornalismo independente em Santa Catarina
Uma equipe de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (PPGJor) vai identificar os arranjos nativos digitais de mídia independente no estado de Santa Catarina. O objetivo é traçar um panorama do cenário jornalístico local, compreender as relações de trabalho e as condições de produção desses arranjos, diversos em termos de proposta editorial, temas abordados, público-alvo, tamanho das equipes e formas de financiamento.
O trabalho integra o projeto “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, conduzido nacionalmente pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CPTC – ECA/USP), e coordenado pela professora Roseli Fígaro. Em Santa Catarina, a equipe conta com os discentes Andressa Kikuti, Jefferson Sousa, Natasha Ramos, Rafael Venuto e Suelyn Luz, sob a coordenação do professor Jacques Mick.
Se você conhece algum projeto jornalístico independente ou alternativo na sua cidade ou região catarinense, indique no seguinte formulário: https://forms.gle/uRqgDWVymdVttX257