Hospital Universitário recebe novos profissionais para combate à Covid-19

08/05/2020 15:19

Superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, recepciona novos trabalhadores. Foto: Sinval Paulino/HU/UFSC

Dezenove novos profissionais foram integradoa à equipe do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) nesta sexta-feira, 8 de maio, para trabalhar na área assistencial. São oito enfermeiros, um fisioterapeuta, dois médicos e oito técnicos de enfermagem que fazem parte do contingente de 92 candidatos aprovados em processo seletivo convocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para atender às necessidades de pessoal da instituição na linha de frente de combate à Covid-19.

 

De acordo com a superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, que recebeu a equipe, estas contratações fazem parte do Plano de Contingência para Combate à Covid, que já está em sua terceira fase e prevê a abertura da Clínica Médica I e de novos leitos de UTI.
Na recepção aos novos profissionais, a dirigente explicou o Plano de Contingência, falou sobre a estrutura organizacional da Ebserh e apresentou números sobre o hospital da Universidade Federal de Santa Catarina, detalhando as mudanças que aconteceram nesta fase para os trabalhos referentes ao coronavírus. A integração foi realizada no auditório do HU, com portas e janelas abertas, respeitando o distanciamento entre os participantes e com todos de máscara.
Na solenidade desta sexta-feira, foram integrados oito enfermeiros (sendo um de Terapia Intensiva e um de Urgência e Emergência), um fisioterapeuta, dois médicos (um de Urgência e Emergência e um de Clínica Médica) e oito técnicos de enfermagem. Eles receberam orientações sobre segurança no trabalho e detalhes sobre os critérios de contratação da Ebserh.
A equipe foi orientada também sobre as capacitações que estão sendo realizadas no HU para cuidado ao paciente com suspeita ou confirmado de Covid-19. Estas capacitações são realizadas na sala multiuso do Bloco Didático da Medicina ou no local de trabalho, de acordo com uma programação que foi divulgada pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). O número de participantes de cada capacitação é limitado para evitar aglomeração e garantir o distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias.
A contratação de pessoal, em caráter temporário e urgente, foi coordenada pela Ebserh em todo o Brasil. A empresa recorreu a esta modalidade de contratação para atender às necessidades imediatas dos 40 hospitais da rede no combate à Covid-19, segundo divulgou o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, durante a divulgação do processo seletivo.

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.
Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Unidade de Comunicação Social/HU/UFSC

Tags: coronavírusHospital Universitário da UFSC (HU)UFSC