Empresa oriunda do Departamento de Engenharia Mecânica simula situações ligadas à pandemia

11/05/2020 16:42

Software simula situações cotidianas para determinar as distâncias adequadas entre pessoas – Imagem: divulgação

Em tempos de Covid-19, a tecnologia de simulação computacional vem barateando e acelerando pesquisas, além de orientar a produção de equipamentos hospitalares para tratar a doença. A ESSS (Engineering Simulation and Scientific Software), empresa oriunda do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), direcionou seu desenvolvimento de softwares para modelar inaladores, escalar a produção de máscaras de proteção e calcular medidas de convívio social que limitam a propagação do novo coronavírus.

Exemplo disso é o software Ansys, capaz de simular situações cotidianas para determinar as distâncias que uma pessoa deve tomar de outra durante conversas, atividades físicas ou em outros casos. Um metro é pouco, como atesta o vídeo. Outra funcionalidade do programa é apontar os ajustes necessários para que máscaras sejam seladas adequadamente e possam reduzir o risco de infecção (confira a demonstração).

Desinfecção de ambientes

A simulação por meio do software ainda permite que profissionais de saúde otimizem o design de salas de pressão negativa e assim reduzam sua exposição ao coronavírus enquanto atendem os pacientes. Tudo conta, inclusive a posição de entrada da ventilação e a capacidade do soprador para evitar que partículas orais e nasais circulem no ambiente (assista ao vídeo).

Antes mesmo do surgimento do vírus SARS-CoV-2, as doenças respiratórias já causavam alta taxa de mortalidade global. Desde o ano passado, a Universidade de Oklahoma usa o Ansys e outro software da ESSS chamado Rocky para compreender o transporte de partículas finas nas vias aéreas humanas e assim modelar inaladores (dispositivos de administração de medicamentos pulmonares).

25 anos no mercado

Em 1995, a ESSS  nasceu a partir de pesquisas na UFSC, especificamente no Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor (Sinmec). “É a maior spin off saída da Engenharia Mecânica e provavelmente a mais internacional”, disse o coordenador do laboratório, professor Clovis Raimundo Maliska.

Atualmente, a multinacional sediada em Florianópolis conta com mais de 180 funcionários em seus escritórios no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Estados Unidos, Espanha, França e Portugal. Seus mais de 500 clientes provém de segmentos industriais como óleo e gás, aeroespacial, automotivo, metal mecânico, geração de energia, turbomáquinas, processos químicos e mineração. O presidente da ESSS desde sua criação é Clovis Maliska Júnior, que fez graduação e mestrado em Engenharia Mecânica na UFSC.

Heloisa Dallanhol/Equipe de Divulgação EMC/UFSC

Tags: coronavírusEgressosEngenharia MecânicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina