Dia Mundial sem Tabaco tem como tema a relação entre tabagismo e coronavírus

29/05/2020 14:53

O dia 31 de Maio é o Dia Mundial sem Tabaco, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, neste ano, terá como tema “Tabagismo e Coronavírus (COVID-19)”, segundo material divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) que, é responsável, no Brasil, pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as atividades sobre a data.

 

A campanha mundial visa sensibilizar a comunidade sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco e propor uma grande discussão sobre o problema do tabagismo e da COVID-19 focando sobre: malefícios do consumo do tabaco à saúde de fumantes e não fumantes, tabagismo passivo, prejuízos ao meio ambiente e benefícios da cessação do tabagismo. O Inca publicou uma nota técnica sobre a campanha 2020.

“O tema deste ano visa a alertar a população brasileira sobre o uso de produtos fumígenos como fator de risco para transmissão do coronavírus e para o desenvolvimento de formas mais graves de Covid-19, incentivando assim que fumantes parem de fumar e desestimulando também a iniciação do consumo de produtos de tabaco por crianças, jovens e adolescentes”, avisa o Inca em material sobre o assunto.

No HU-UFSC, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab), Leila Marques Steidle, explicou que, devido à pandemia de coronavírus, não está prevista a realização de eventos presenciais para o Dia Mundial sem Tabaco 2020, mas haverá campanha informativas sobre o tema. A orientação é do Inca para todas as instituições.

Para marcar a data, o NET-Tab está fixando cartazes e banners na entrada principal e nos ambulatórios do HU alertando para o risco do tabagismo e para a gravidade maior da situação devido à pandemia. “Covid-19 é mais grave em fumantes” e “pare de fumar na quarentena” são algumas das mensagens da campanha.

Leila Steidle explicou que, no contexto atual, o tabagismo pode ser um fator de risco importante para agravar a Covid-19. “Levar as mãos à boca para fumar aumenta a possibilidade de infecção e o uso compartilhado de narguilé pode facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários”.

Segundo ela, entre os pacientes com pneumonia por Covid-19, as chances de progressão para formas mais graves da doença, com insuficiência respiratória e morte, foram significativamente maiores em fumantes do que entre não fumantes.

“O tabagismo, por sua vez, também é considerado uma pandemia, causadora de mais de oito milhões de mortes por ano no mundo (casos relacionados também ao tabagismo passivo). No Brasil, por exemplo, estima-se que 438 pessoas morrem por dia em decorrência do consumo do tabaco”, explicou a coordenadora do NET-Tab.

Confira a nota técnica do Inca sobre a campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2020 no link abaixo

Nota técnica do Inca

 

Unidade de Comunicação Social HU/UFSC

Tags: coronavírusDia Mundial sem TabacoHospital Universitário (HU/UFSC)HU