Professora do departamento de Medicina da UFSC explica como cuidar de doentes com Covid-19

24/04/2020 09:01

A professora do departamento de Medicina  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Regina Valim, médica infectologista, orienta sobre as especificidades dos cuidados com as pessoas infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas pelo novo Coronavírus. “A recomendação é que essas pessoas permaneçam, no domicílio, isoladas dos outros membros da família”, explicou Regina. “Todo seu lixo produzido necessita ser acondicionado de forma diferente e deve-se manter o ambiente em que a pessoa está higienizado de forma efetiva”, completou.

Foto: Nick Karvounis/Unsplash

Para a médica infectologista, todos os idosos (pessoas acima de 60 anos) e as pessoas que não exerçam serviço essencial e possam fazer home-office devem ficar preferencialmente em isolamento. Em alguns casos, o isolamento precisa ser ainda mais restritivo. Se o indivíduo constatar algum sintoma respiratório, febre, dor de cabeça, tosse, espirro ou coriza, deve ficar em isolado dentro da residência. “A pessoa que está sintomática tem que ficar restrita no seu quarto tendo acesso a um banheiro privativo. Não pode ficar circulando pela casa, pois irá colocar os outros membros da família em risco”, orientou.

Regina Valim esclarece que caso o doente não seja apto a cuidar de si mesmo, quem cuidar dessa pessoa deve se paramentar, ou seja, usar máscara, luva, uma roupa que funcione como um avental, como uma barreira, que depois ela tire e coloque pra lavar (veja as orientações da Organização Mundial de Saúde no quadro abaixo).

A professora do departamento de Medicina da UFSC afirma também que o paciente sintomático deve sair de casa quando necessitar ir a um atendimento médico por causa de uma piora dos sintomas respiratórios. De acordo com a docente, há vários pronto-atendimentos que já estão com áreas específicas destinadas a pessoas com suspeita de Covid. “De um modo geral, todas as prefeituras estão com um canal de acesso para as pessoas sintomáticas, ou seja, as pessoas suspeitas, pra elas entrarem em contato e serem monitoradas. Neste contato, as pessoas descrevem os sintomas e recebem as orientações sobre se devem seguir dentro de casa, acerca do isolamento e os cuidados que se deve ter. Nos casos de maior gravidade, eles indicam os locais a serem procurados”.

A médica ressalta, por fim, outra importante medida a ser tomada, de forma a prevenir a sobrecarga do nosso sistema de saúde: “É importante as pessoas se vacinarem contra o Influenza também, para a gente não ter dois vírus circulando, causando doença. E eles circulam muito bem em temperaturas mais baixas, sendo que para um eu tenho vacina e tenho remédio. Para o outro, eu não tenho nem vacina nem medicamento, apesar de estarem sendo feitos vários estudos”. “E, claro, não relaxar com as outras orientações para prevenção do Coronavírus, como lavar as mãos, usar álcool gel, evitar aglomerações, ficar em casa, ventilar o ambiente em que você está e se cuidar caso esteja desenvolvendo algum sintoma”, finalizou.

Cuidados com pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19

CUIDADORES
1. Garanta que a pessoa doente descanse, beba bastante líquido e tenha uma alimentação balanceada.
2. Use uma máscara quando estiver no mesmo quarto onde está a pessoa doente. Não toque a máscara ou o rosto durante o uso e descarte-a logo em seguida.
3. Frequentemente limpe as mãos com água e sabão ou álcool 70%, especialmente:
a) depois de qualquer tipo de contato com uma pessoa doente ou com o que a cerca;
b) antes, durante e depois da preparação de alimentos;
c) antes de comer;
d) depois de usar o banheiro.
4. Use pratos, copos, talheres, toalhas e lençóis exclusivos para a pessoa doente. Lave-os com sabão e água depois do uso.
5. Identifique as superfícies tocadas pela pessoa doente e desinfete-as diariamente.
6. Chame ajuda médica imediatamente se a pessoa doente apresentar uma piora do quadro ou estiver com dificuldade para respirar.
PARA DEMAIS MEMBROS DA FAMÍLIA
1. Lave as mãos com água e sabão com frequência, especialmente:
a) após tossir ou espirrar;
b) antes, durante e depois da preparação de alimentos;
c) antes de comer;
d) depois de usar o banheiro;
e) antes e depois de cuidar de uma pessoa doente;
f) quando as mãos estiverem visivelmente sujas.
2. Evite a exposição desnecessária da pessoa doente e o compartilhamento de itens como talheres, pratos, copos e toalhas.
3. Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou utilize um lenço descartável e jogue-o fora imediatamente após o uso.
4. Monitore a saúde de todos os membros da família, avaliando sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar. Se julgar necessário, procure ajude médica.
PARA PESSOAS DOENTES
1. Se você estiver com febre e tosse, lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou álcool 70%.
2. Fique em casa; não vá ao trabalho, escola ou lugares públicos. Descanse, beba muito líquido e tenha uma alimentação balanceada.
3. Fique em um quarto separado dos demais membros da família. Mas, se isso não for possível, use uma máscara e mantenha a distância mínima de um metro das outras pessoas. Deixe o quarto bem ventilado e, se possível, tenha um banheiro exclusivo.
4. Quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou utilize um lenço descartável e jogue-o fora imediatamente após o uso. Se você estiver com dificuldade para respirar, procure ajuda médica imediatamente.
Fonte: Organização Mundial da Saúde – OMS

Jornalista Maykon Oliveira/Agecom/UFSC