Mais de 1.400 pessoas recebem vacina contra gripe em campanha no HU

09/04/2020 15:42

Um total de 1.450 pessoas foram vacinadas contra a influenza na campanha realizada pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh, em seis dias. Além da vacina contra gripe, foram administradas 500 doses da tríplice viral, de acordo com os organizadores da campanha voltada para os colaboradores do hospital.

A campanha de vacinação foi realizada pela Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, da Divisão de Gestão de Pessoas (Sost/DivGP) do HU e atendeu à Política Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A vacinação foi realizada no período de 26 de março a 2 de abril, nos dias úteis no contêiner da Oftalmologia.

Seguindo as orientações da organização da campanha, nos primeiros dias foram vacinados os profissionais da área médica e assistencial e, na segunda fase foram imunizados os trabalhadores da equipe administrativa e os terceirizados. Nos horários da vacinação, foram organizadas filas com distanciamento entre as pessoas para respeitar as regras de convivência social durante a crise da provocada pelo coronavírus.

Servidores, terceirizados e estudantes que atuam no HU-UFSC receberam vacina contra gripe (trivalente, nativa de vírus mortos contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria) e uma tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacina não imuniza contra a Covid-19.

Na organização da campanha, os trabalhadores foram orientados a informar à equipe sobre problemas com doses anteriores ou casos de reação alérgica. Pessoas com quadro de doença febril aguda, moderada ou grave receberam orientação para adiar a vacinação, com o intuito de não atribuir manifestações da doença à vacina.

Sinval Paulino/Unidade de Comunicação/HU-UFSC

Tags: HUUFSCvacinação