Hospital Universitário completa 40 anos neste sábado

30/04/2020 15:49

Foto: Acervo UFSC

Neste próximo sábado, 2 de maio, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) comemora 40 anos. A trajetória, afirma o Colegiado Executivo, “é marcada por um crescimento constante, pautado na missão e visão da instituição, nunca esquecendo o seu compromisso social.”

Como parte desta celebração foi produzido vídeo em que paciente que passou por um transplante de fígado agradece à equipe do HU e também fotos históricas da instituição, recuperadas do acervo do hospital e da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC.

Ainda no ano passado iniciou-se o planejamento do aniversário. Infelizmente a emergência em saúde pública de importância internacional pela pandemia do novo coronavírus, vivenciada a partir de março deste ano, foi necessário adiar a comemoração presencial.

O Colegiado Executivo do HU destaca o esforço dos que fazem parte desta história e na figura do professor Polydoro Ernani de São Thiago, que deu o nome ao hospital, homenageia todos os ex-diretores, os trabalhadores da área administrativa, médica e assistencial, professores, alunos, residentes e voluntários. Ressalta que “foram esses segmentos que estiveram à frente das muitas conquistas e também ajudaram a superar muitos desafios.”

A partir de 2017, os trabalhadores contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se juntaram à instituição. Hoje são mais de 1.500 profissionais que atuam no Hospital Universitário.

Muitas gerações de alunos se formaram, tendo como campo de estágio o Hospital Universitário. Muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado foram defendidas. Esse trabalho de qualidade tem se refletido na pesquisa de satisfação do usuário e também na dos residentes.

Por tudo isso, o Colegiado  agradece a todos que participam dessa caminhada, em especial UFSC, Ebserh, Secretaria de Estado da Saúde, Associação Amigos do HU, colaboradores e voluntários, pelo apoio espiritual e social aos pacientes e acompanhantes e material ao hospital.

Reforça que nesses tempos difíceis que o mundo atravessa, “o que nos fortalece é justamente a bagagem que construímos a cada dia nas últimas quatro décadas.”

Assista ao vídeo dos 40 anos:

Confira as fotos históricas na página do HU 40 anos

Tags: 40 anosEbserhHUUFSC