‘Da rotina ao caos?’: cartilha orienta famílias na adaptação às rotinas durante a pandemia

29/04/2020 17:31

Para conter o avanço da Covid-19, em diversos países do mundo o distanciamento social tem sido a medida mais adotada. A repentina mudança no cotidiano de todos, diante dessa nova realidade, no entanto, ultrapassa o estresse individual decorrente do distanciamento social e eventuais novas modalidades de trabalho, estudo, repouso, convivência e lazer. Às famílias, o período pode marcar uma abrupta alteração nas rotinas e acordos anteriormente em curso, sobretudo quando há crianças pequenas.

A partir do relato de mães, pais e outros familiares em tempos de quarentena, os professores de Psicologia Marina Menezes (UFSC), Carina Nunes Bossardi (Univali) e João Rodrigo Maciel Portes (Univali) disponibilizam a cartilha que auxilia as famílias com crianças pequenas a reestruturarem suas atividades cotidianas durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

No material, os autores propõem formas de adaptar as rotinas a partir do diálogo e readequação de regras de convivência e bem-estar. Para isso, um instrumento de planejamento é disponibilizado para, mais que evitar o caos, torne-se possível ampliar a relação e os vínculos entre os membros da família neste momento atípico.

A cartilha gratuita pode ser acessada no link abaixo:

Conversando com famílias em tempos de distanciamento social

Tags: coronavírusCovid-19UFSC