UFSC Sustentável divulga resultado da pesquisa de qualidade de vida com servidores
O Programa UFSC Sustentável divulgou o relatório final sobre a pesquisa de qualidade de vida promovida junto com servidores da instituição. A consulta foi realizada duas vezes: uma em 2018/2019 e outra em 2019/2020, atingindo em ambas uma amostra de 365 e 389 respondentes, respectivamente. De acordo com o relatório, a amostra equivale a um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%.
> Acesse a íntegra do resultado da pesquisa
O UFSC Sustentável tem como objetivo reunir projetos ou ações desenvolvidos na UFSC que estejam relacionados à sustentabilidade e que envolvam as mais diversas temáticas, entre elas: eficiência energética, redução da utilização de recursos, gestão de resíduos, preservação da flora e fauna, licitações, contratações e construções sustentáveis, educação e sensibilização ambiental, qualidade de vida, incentivo a cursos que envolvam a temática da sustentabilidade, entre outros. Neste contexto, o Plano de Gestão e Logística Sustentável da UFSC (PLS) possui diversas ações com objetivo de aumentar a satisfação do servidor e sua percepção de qualidade de vida.
A qualidade de vida percebida pelo servidor depende, entre outras coisas, das condições objetivas e das oportunidades que ele percebe em dimensões como saúde, educação, atividades pessoais, conexões sociais, condições ambientais e de segurança. Para poder medir o resultado das ações do PLS na satisfação do servidor a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) compôs e aplicou um questionário com perguntas sobre: ambiente; capacitação; chefia; instituição; reconhecimento profissional; relações interpessoais; e temática geral.
Ambas as pesquisas foram realizadas por meio da plataforma Google Forms e divulgadas nas mídias sociais da UFSC (Facebook, Instagram e por email). O questionário apresentou 51 itens com alternativas de respostas de 1 a 5, representando discordo fortemente a concordo fortemente (escala likert) e 7 itens com alternativas de resposta “sim” ou “não”, além de uma questão aberta (“O que poderia melhorar o seu nível de satisfação com a UFSC?”).
Mais informações em ufscsustentavel.ufsc.br