UFSC busca recursos para reforçar programa de apoio a estudantes vulneráveis

19/03/2020 13:11

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai solicitar ao MEC uma suplementação de recursos para reforçar o Programa Emergencial de Apoio ao Estudante. O programa é voltado aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e prevê o repasse de R$ 200 para custeio de despesas básicas de saúde, alimentação e transporte.

Porém, com a vigência de decreto estadual que suspende viagens intermunicipais e interestaduais, esses estudantes estão impossibilitados de viajar para suas casas, o que complica a situação. “Temos que assistir estes estudantes, dentro de nossas já limitadas condições orçamentárias”, diz o pró-reitor de Assuntos Estudantis Pedro Manique.

O edital está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 20 de março. Segundo o pró-reitor, a intenção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) é totalizar rapidamente o universo de beneficiários, para poder também apressar o pagamento do auxílio.

O programa se destina a todos os estudantes com cadastro regular na Prae e com isenção de pagamento de taxas nos restaurantes universitários. São cerca de 6 mil estudantes nesta condição, o que pode significar o desembolso imediato de até R$ 1,2 milhão. Estes recursos são do orçamento de custeio da UFSC, que está com 40% das verbas indisponíveis no momento. Por isso o pedido de suplementação orçamentária ao MEC.

O pró-reitor faz um alerta para a situação dos estudantes. “Os estudantes assistidos pela Prae/UFSC estão numa situação muito delicada, pois sem o Restaurante Universitário e sem poder retornar às suas casas, podem passar por situações de extrema vulnerabilidade. Eles já são vulneráveis, e essa situação pode vir a se agravar muito”, diz Pedro Manique. “O Estado brasileiro precisa olhar para esse contingente de jovens que ficaram impossibilitados de ir para junto de seus familiares, onde certamente teriam um acolhimento muito melhor”, completa.

Tags: coronavírusCovid-19UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina