Coronavírus: para auxiliar instituições de saúde, grupo desenvolve equipamentos de emergência

24/03/2020 18:12

O Grupo EME, formado por servidores – professores e técnicos – e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), está desenvolvendo Equipamentos Médicos de Emergência e gerenciando as demandas no estado de Santa Catarina para o combate à pandemia do novo Coronavírus. A partir das solicitações, o grupo fará a ponte entre os contatos para acelerar a possibilidade de ajudar as instituições de saúde.

A equipe multidisciplinar visa levantar, projetar, desenvolver, produzir e distribuir os equipamentos médicos. No momento, o EME coordena a produção descentralizada das máscaras do tipo face shield, e segue no desenvolvimento de respiradores pulmonares (mecânico, eletrônico e ambu), entre outros acessórios de proteção como as máscaras N95.

A força-tarefa conta com a coordenação dos professores Daniel Martins (UFSC) e Humberto R. Cazangi (IFSC). Vale ressaltar a participação de profissionais de várias áreas, capacitados a desenvolver os equipamentos que exigem controle e respeito à normas específicas sanitárias para produção, higienização e destinação dos materiais.

Segundo o professor Humberto, que coordena as operações do EME, a equipe vem atuando fortemente na organização de demandas das instituições de saúde pelas máscaras do tipo face shield, já que há muitos produtores individuais querendo ajudar neste momento, porém esses materiais têm de ser impressos segundo regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desta forma, o EME criou uma logística com capacidade para atender, inicialmente, a Grande Florianópolis. “O time está trabalhando e aguardando para que essa demanda por todos os insumos possa chegar à instituição com a condição necessária e conforme o aumento da necessidade dos hospitais e dos pacientes”.

“Inclusive, nós temos a informação de que o processo de produção das máscaras já está sendo industrializado, o que acelera em muito a capacidade diária de fornecimento para as instituições de saúde, e isto exige que se tenha uma organização para conseguir centralizar essa necessidade e distribuir corretamente”, finaliza Humberto.

A comunidade em geral pode participar deste trabalho voluntário de captação das demandas, recursos e na produção dos equipamentos. O convite se estende também a empresários.

Para ser voluntário, os interessados devem preencher formulário com seus dados e como podem colaborar.

Mais informações no site eme.ufsc.br

Agecom/UFSC

Tags: coronavírusCovid-19EMEface shieldmáscaraUFSCventilador mecânico