UFSC e Colônia de Pescadores Z-11 assinam convênio para fomentar produção de moluscos

12/02/2020 11:46

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Colônia de Pescadores Z-11 firmaram, na manhã desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, um acordo de cooperação técnica para fomentar a pesquisa, ensino e extensão de moluscos bivalves de Santa Catarina.

De acordo com o documento, caberá à Universidade oferecer cursos voltados à iniciação da maricultura e planejamento da atividade, desenvolver projetos visando ao desenvolvimento tecnológico para a produção de moluscos bivalves e realizar a doação anual de dois milhões de sementes Crassostrea gigas (ostra do pacífico) à Colônia Z-11.

Já a entidade dos pescadores terá como obrigações disseminar os cursos oferecidos pela UFSC entre os conveniados, não conveniados e demais interessados, além de disponibilizar espaço físico que servirá como base de apoio ao plantel de reprodutores, bem como de pesquisa, ensino e extensão ao Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM/UFSC).

Estiveram presentes na assinatura do acordo na manhã desta quarta o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, Walter Quadros Seiffert, o supervisor do LMM, Cláudio Melo, o coordenador do acordo, Gilberto de Andrade, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Bento Garcia, o presidente da Colônia de Pescadores Z-11, José Frutuozo Góes Filho, o assessor jurídico da Colônia, Júlio César dos Santos, e o secretário da Colônia, Valdori Almeida.

A cooperação não prevê transferência de recursos orçamentários entre as partes. Todas as informações e conhecimentos (como know-how, tecnologias, programas de computador, procedimentos e rotinas) existentes anteriormente à celebração da acordo continuarão a pertencer ao detentor, possuidor ou proprietário. O acordo terá vigência de cinco anos, contabilizados a partir da data da assinatura ocorrida nesta quarta-feira.

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC
Fotos: Jair Quint/Agecom/UFSC

Tags: Centro de Ciências AgráriasColônia de Pescadores Z-11Comissão da Verdade da Universidade Federal de Santa Catarinada Pesca e do Desenvolvimento Ruralmariculturamoluscos bivalvesSecretaria de Estado da AgriculturaUFSC