Primeiro satélite da UFSC em órbita: pesquisadores são recebidos no Palácio do Planalto

11/02/2020 17:14

Foto: Carolina Antunes/PR

Pesquisadores da UFSC, envolvidos com o desenvolvimento do FloripaSat-1 – primeiro satélite da UFSC em órbita -, foram recebidos nesta terça-feira, 11 de fevereiro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O convite partiu do próprio Gabinete da Presidência da República no intuito de homenagear a instituição pela realização e pelo sucesso da missão. Estavam presentes na sala de audiências Jair Bolsonaro, presidente da República, Marcos Pontes, ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), e Darcton Damião, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).

Foto: divulgação

Representando a UFSC, integrantes do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab): Leonardo Kessler Slongo, coordenador da equipe de energia (EPS), Bruno Vale Barbosa Eiterer, desenvolvedor do software embarcado do EPS, Edemar Morsch Filho, projetista mecânico e térmico, Lorenzo Lima Franco Maturano, coordenador da estação de controle e rastreio, Tatianne Ramos Dal Ross, membro da equipe da estação de controle e rastreio.

Foto: Carolina Antunes/PR

O coordenador do projeto, professor Eduardo Augusto Bezerra, encontra-se fora do país e não pode comparecer à reunião, mas ressalta que “nesta homenagem, os integrantes do SpaceLab representam não apenas a UFSC, mas também a elite tecnológica do Brasil. Fazem parte da geração em formação para fortalecer a presença do Brasil no cenário mundial. Existem importantes iniciativas nos campos da ciência, tecnologia e inovação espalhadas por instituições em todas as regiões do país, e uma distinção como essa é de extrema importância para divulgar à sociedade os trabalhos apoiados pelo governo federal”.

O satélite foi lançado no dia 20 de dezembro, à 0h21min (horário de Brasília), a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China, pelo foguete Longa Marcha-4, junto com o satélite sino-brasileiro de recursos terrestres, o CBERS-4A. O FloripaSat é um cubeSat, um tipo de satélite miniaturizado (nanosatélite). O projeto tem vida útil estimada em dois anos e tem como principal objetivo envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanosatélite e sua própria estação terrestre de comunicação.

FloripaSat-1

Satélite FloripaSat-1

Desenvolvido por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, Aeroespacial, Automação e Mecânica, o FloripaSat-1 é um cubeSat de pesquisa tecnológica construído em parceria com o programa Uniespaço da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em outubro de 2019, membros do SpaceLab estiveram no Inpe para testes com o satélite.

Um cubeSat é um tipo de satélite miniaturizado (nanossatélite), medindo múltiplas unidades cúbicas de 10cm (formato 1U) e pesando não mais do que 1,33 kg por unidade. O projeto tem vida útil estimada em dois anos e apresenta como principal objetivo “envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanossatélite e sua própria estação terrestre de comunicação”.

O propósito do grupo é ter o domínio da tecnologia de construção de um satélite, em vez de comprar as peças prontas e trabalhar somente na montagem. Agora, com o lançamento, os cientistas poderão conhecer o comportamento do dispositivo em seu real ambiente de funcionamento. O intuito é que a tecnologia desenvolvida possa servir de base para a construção de futuros satélites brasileiros para as mais diversas aplicações. Desta forma, a ciência brasileira poderia se aprimorar tanto na utilização de satélites de monitoramento, quanto na construção de seus próprios equipamentos.

Além da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologia para a área espacial, o projeto possui ainda, entre suas finalidades, o fortalecimento do estado de Santa Catarina como um polo na área espacial, visando atrair objetos inovadores e de grande complexidade e estimular investimentos públicos e privados.

Tags: FloripaSat-1satéliteUFSC